sexta-feira, 15 de maio de 2015

Coluna pinga-fogo: Henrique Fenelon e a corrida eleitoral




O ex-prefeito Henrique Fenelon organizou, na última quinta-feira (14), na Câmara Municipal de Goiana, um ato solene para a sua filiação no Partido Republicano Brasileiro (PRB). O evento contou com casa cheia e a presença do deputado estadual, Bisbo Ossesio da Silva (PRB), além de outras lideranças do partido e do município.

Em seu discurso, Fenelon lembrou que se manteve longe dos holofotes desde o término do seu mandato como prefeito. Apesar dos convites que recebeu das rádios locais, o ex-prefeito preferiu o silêncio até a noite de quinta-feira.

Mais do que romper o silêncio, Fenelon abriu a caixa de ferramentas. Ele fez críticas ao atual prefeito, Fred Gadelha (PTB). Comparou sua gestão com a atual e alfinetou o vereador Beto Gadelha, ainda que sem citar o nome do mesmo.

Demonstrando muita vontade de falar, o ex-prefeito conhecido por rápidos pronunciamentos em público, optou por fazer um longo discurso. Aproveitou a oportunidade para atribuir a si e ao seu governo os méritos do processo de industrialização do município. E ainda criticou a imprensa por não ter reconhecido tais méritos no passado.

Fenelon disse que já tem gente preocupada com ele. Ironizou uma suposta pesquisa em que ele apareceria com menos de 0,5%  das intenções de votos. E deu a largada para a corrida eleitoral ao anunciar que é, sim, pré-candidato a prefeito.

Assista um trecho do pronunciamento de Henrique Fenelon:




Borbinha sem resistência - Homem de negócios bem sucedido, Flávio Borba, conhecido popularmente como Borbinha do Varejão, tem o seu nome ventilado no meio político como mais um possível pré-candidato a prefeito de Goiana. Fontes de bastidores davam conta de que a maior resistência que Borbinha enfrentava para trocar o mundo dos negócios pelo da política, era familiar. No entanto, tal resistência já teria sido superada. Agora Borbinha poderá partir para a corrida eleitoral, se assim desejar, sem o peso de uma resistência relevante.

Juca e sua maratona - Se lançar candidato a prefeito de Goiana não é tarefa fácil. E o comerciante Juca Viana (PCdoB), colocado por muitos na crescente lista de pré-candidatos a prefeito, sabe muito bem disso. Comerciante experiente, ele tem buscado o diálogo em diversas frentes e tem mostrado habilidade para transitar em diversos ambientes. Juca parece ter se preparado acertadamente para uma maratona que está apenas começando. Afinal de contas, quem espera uma corrida eleitoral de tiro curto pode acabar dando com os burros n'água. E, lembrem-se, se neste cenário sem muitas definições não for possível vencer pelo convencimento, sempre restará a possibilidade de vencer pelo cansaço.

Expectativa na Câmara - Olhos atentos estão voltados para a Câmara de Vereadores de Goiana. Após a entrega do relatório da CPI, concluído pela vereadora Olga Sena (PCdoB), muito se espera sobre como serão conduzidos os trabalhos da Casa José Pinto de Abreu.

Candidato de fora é tímido? - Há muito tempo se fala em um candidato de outra cidade disputando a eleição de Goiana. Os meses vão se passando e apenas especulações, algumas sem pé nem cabeça, vão se amontoando sem qualquer definição. Quem sabe o tal candidato de fora, tão alardeado por muitos do meio político, é tímido demais para dar ao menos um "oi" para os goianenses. A eleição é logo ali...

Quental e um sonho chamado Goiana - Não é de hoje que o médico e ex-prefeito de Condado, Edberto Quental, sonha em ser prefeito de Goiana. Após ter se destacado na cidade vizinha, principalmente durante o seu primeiro mandato, muito se especulou sobre a possibilidade de Quental disputar a eleição em Goiana. Mas, tal possibilidade ficou guardada na gaveta do esquecimento nos últimos anos. Em recente entrevista, o médico afirmou que anda estudando bastante a cidade de Goiana. Quental ainda não definiu em qual partido irá se filiar. Mas, ao que tudo indica, o PMDB é sua primeira opção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário