quinta-feira, 28 de maio de 2015

Governo de Pernambuco vai abrir três mil vagas em concurso público para professores



Três mil professores serão contratados pela rede estadual. O governador Paulo Câmara autorizou ontem um concurso público, ainda sem data, para preencher vagas ocupadas por profissionais temporários.

Serão contratados docentes principalmente de química, física, matemática, biologia, educação especial e educação profissional. O concurso é uma das reivindicações dos professores, que voltam a fazer greve a partir de amanhã.

A diretora de Comunicação do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe), Magna Katariny, avaliou que a quantidade de vagas é insuficiente para o déficit atual da rede. “Temos 17 mil professores com contratos temporários, mas, como alguns realmente precisam ser ligados à rede por contrato com validade, estimamos que 10 mil vagas precisavam ser preenchidas por concurso”, disse. Segundo o sindicato, a proposta de concurso para 3 mil vagas foi rejeitada em assembleia.

Ontem, o Sintepe realizou ato para convocar os professores para a greve, em Nazaré da Mata. Hoje, a mobilização acontecerá em Carpina, na mesma região. “Na sexta, amanheceremos em greve e vamos participar do ato convocado pelas centrais sindicais, com caminhada saindo da Avenida Cruz Cabugá”, disse o presidente do Sintepe, Fernando Melo. Uma assembleia acontece às 14h em frente à Assembleia Legislativa.

Sobre o reajuste salarial de 7,01% garantido à categoria, a Secretaria de Administração informou que o aumento começará a ser pago em junho. “Os outros reajustes estão previstos para outubro e dezembro, totalizando 7,01% de aumento para docentes e 6,12% para analistas e do quadro administrativo”, respondeu a secretaria. Os professores ficaram em greve por 24 dias cobrando um reajuste de 13,01%. Após uma trégua de outros 24 dias, eles voltam a cruzar os braços, pois não aceitam os 7,01% de aumento.

Rede privada

Os professores da rede privada fazem assembleia amanhã para decidir se vão entrar em greve. O Sindicato dos Professores de Pernambuco (Sinpro-PE) informou que não haverá aula na rede nesta sexta-feira. A categoria foi convocada a participar do ato nacional agendado pelas centrais sindicais.

O Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado de Pernambuco (Sinepe) garantiu que as aulas acontecerão. “Temos rodada negociação amanhã (hoje) e posso afirmar que as escolas funcionarão normalmente na sexta”, informou o presidente do Sinepe, José Ricardo Diniz.

Diario de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário