segunda-feira, 4 de maio de 2015

Projeto Palco Giratório em Goiana nesta terça (5)



O maior projeto de circulação de Artes Cênicas do país, visita novamente a cidade de Goiana, no dia do seu aniversário. A apresentação gratuita ocorrerá às 16h, no Teatro Antonio Corrêa de Oliveira, do Sesc Ler Goiana. A Companhia Gira Dança, de Natal (RN), apresenta ao público de Goiana o espetáculo Proibido Elefantes. Em uma única apresentação, a montagem propõe uma reflexão sobre limites e preconceitos. O espetáculo fala do olhar como via de acesso, porta de entrada e saída de significados.

O Espetáculo

PROIBIDO ELEFANTES é um espetáculo que fala do olhar como via de acesso, porta de entrada e saída de significados. Ressalta o modo como percebemos a realidade, fruto resultante do diálogo que estabelecemos com esta.

Proibir elefantes é restringir o acesso, impedir o livre trânsito do animal que serve como meio de transporte na Índia, mas que causaria enormes transtornos em outras localidades. É proibir o olhar que ressalta as limitações, os impedimentos; que duvida da capacidade do sujeito frente à adversidade, apostando no olhar do sujeito sobre si e sobre o mundo em que vive como elemento ressignificador e instaurador de realidade.

Com sede em Natal (RN), a Companhia foi fundada em 2005 pelos bailarinos Anderson Leão e Roberto Morais. Desde então, tem apresentado em palcos de todo o Brasil, com  um trabalho que rompe preconceitos, limites preestabelecidos e cria novas possibilidades dentro da dança contemporânea. Aliado ao trabalho corpóreo, a companhia usa sua arte para instigar nos espectadores a discussão sobre os limites do corpo, além de desenvolver ações sociais, como a realização de palestras e oficinas, em instituições de ensino e organizações corporativas.

A companhia coleciona prêmios, editais e indicações, tais como Prêmio Funarte Petrobras Klauss Vianna de Dança 2012 (Circulação de Proibido Elefantes); Circulação Nordeste 2013 (Proibido Elefantes) – Lei Rouanet de Incentivo à Cultura; Prêmio Cultura Potiguar – Anderson Leão (Diretor Artístico) – Dança e Performance 2011; Prêmio Interações Estéticas – Residências Artísticas em Pontos de Cultura 2010; Prêmio Funarte Klauss Vianna de Dança – 2006, 2007, 2009; Prêmio Caravana Funarte de Circulação em 2007; CAIXA Cultural de Ocupação de Espaço em 2007; entre outros.

Também já participou de festivais como o Ano do Brasil em Portugal 2012/2013 – Proibido Elefantes – Coimbra/Portugal; VIVADANÇA Festival Internacional 2013 – Proibido Elefantes – Salvador/BA; Festival Panorama SESI de Dança 2012, São Paulo/SP; Festival Brasil Move Berlim – Alemanha 2011; I Encontro da Diversidade Cultural do MERCOSUL no Rio de Janeiro/RJ 2010; 6ª Mostra Brasileira de Dança do Recife/PE 2008; Mostra Arte, Diversidade e Inclusão Sociocultural – Rio de Janeiro/RJ 2005; além de outros.

FICHA TÉCNICA
Concepção, Coreografia e Direção: Clébio Oliveira
Direção Artística: Anderson Leão
Assistente de Coreografia: Ciro Ítalo e Rozeane Oliveira
Bailarinos/criação: Álvaro Dantas, Jania Santos, Joselma Soares, Marconi Araújo, Rodrigo Minotti e Rozeane Oliveira
Produção Executiva: Celso Filho
Trilha Sonora Original: Toni Gregório
Figurino: Loris Haas
Colaboração: Daniela Fusaro
Design de Luz: Ronaldo Costa
Operação de Luz: Anderson Rodrigo e Janielson Silva
Fotografia/Vídeo: Rodrigo Sena
Edição de Vídeo: Ruda Virginio
Programação Visual: Anderson Leão
Assessoria de Imprensa: Gustavo Farache

Duração: 55 min



Nenhum comentário:

Postar um comentário