sexta-feira, 19 de junho de 2015

Coluna Pinga-Fogo: Por que se cala, Zilde?

http://www.blogdofelipeandrade.com.br/2015/06/coluna-pinga-fogo-por-que-se-cala-zilde.html

O vereador Zilde Barbosa pouco tem discursado durante as últimas sessões da Câmara Municipal de Goiana. Logo Barbosa que se notabilizou nesta legislatura por ter um discurso afiado e criativo, muitas vezes levando o público presente na galeria da Casa José Pinto de Abreu às extremas reações, altíssimas gargalhadas ou sonoras vaias.

O fato é que Zilde tem feito poucos discursos. Mas, qual seria ou quais seriam os motivos de sua repentina ausência na tribuna da Câmara? Para tentar responder tal questionamento é preciso primeiro reconhecer que o vereador em questão é um dos mais prolixos da atual legislatura, ficando atrás somente do vereador Beto Gadelha que não perde uma oportunidade de falar, seja no pequeno e grande expedientes, seja nas considerações finais ou até mesmo nas rádios locais.

Um fator importante que talvez ajude a entender as poucas falas de Zilde Barbosa nas últimas semanas é o papel que vem desempenhando ultimamente. Como ele é o vice-presidente da Câmara, precisa assumir os trabalhos da Casa quando o presidente Renato Sandré estiver ausente. E, como Sandré tem se ausentado de boa parte das sessões realizadas nas terças-feiras, Zilde tem assumido a presidência em muitas ocasiões. Por convenção, o cargo de presidente de uma casa legislativa geralmente requer uma atuação deveras imparcial, até por ter a incumbência de mediar os debates entre as bancadas governista e oposicionista.

No entanto, para muitos observadores a cada nova sessão em que Zilde não faz ou faz tímido uso da palavra, a pergunta que intitula a presente coluna ganha mais força: por que se cala, Zilde?

O fato é, também, que as sessões estão menos atrativas sem os polêmicos discursos do vereador. 


Fim da secretaria "Zumbi"? - Muita gente se pergunta qual é o papel da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, uma vez que existe a Agência de Desevolvimento Econômico de Goiana (ADGoiana). Mas, tal pergunta não deverá mais ser feita. Segundo informações de bastidores, a referida secretaria será extinta até o final deste mês, passando para a condição de uma diretoria da AD Goiana.

"Secretaria da Melhor Idade" - Uma das promessas do prefeito de Goiana, Fred Gadelha, é criar uma Secretaria da Juventude. Desde os tempos de campanha se comenta que o jovem advogado Thiago Viana assumiria a prometida pasta. Passados dois anos e meio de gestão, já há quem tema vir a assistir Thiago Viana assumindo a "Secretaria da Terceira Idade".

Beto no PSB - A ida do vereador Beto Gadelha para o PSB não pegou ninguém de surpresa. A possibilidade já vinha sendo ventilada há alguma semanas. Há quem garanta que o movimento feito pelo vereador possui claro objetivo eleitoral. Ou seja, Beto seria mais um da enorme lista de pré-candidatos a prefeito que pretende ser "o escolhido" pelo Palácio. Em tom enigmático, logo após a sua filiação, enquanto caminhava pela Rua Direita ao lado do vice-prefeito de Goiana, Carlos de Joca (PSB), Beto se limitou a dizer que era apenas "mais um soldado do PSB".   

Edval lança candidatura via Facebook - O ex-prefeito Edval Soares utilizou o seu perfil no Facebook para lançar sua candidatura a prefeito de Goiana, no dia 14 de junho. Segundo informações de bastidores, o Doutor, como é chamado por seus correligionários, estaria bastante decepcionado com o seu atual partido, o PSB, e já estaria até procurando um novo partido que o permita ser candidato.


Um comentário:

  1. Precisamos de mais trabalho e menos discurso! Críticas ao governo só são últeis e produtivas quando vêm acompanhadas de boas propostas e soluções, principalmente quando saem de alguém que além de ter que fiscalizar as contas do executivo e criar as leis do município, também deve auxiliar e se unir ao Prefeito na sua administração. Por isso, prefiro vereadores atuantes na sua essência, a “atores”, palestrantes e comediantes como vereadores. Enquanto houver brigas partidárias internas e eleitores aplaudindo ou vaiando discursos improdutivos (só com acusações e críticas) de vereadores , jamais se chegará a um consenso, pelo contrário, só aumentará a segregação, algo que, com certeza, não combina com um Governo próspero e bem sucedido.

    ResponderExcluir