quinta-feira, 4 de junho de 2015

Dengue: Goiana entre os quatro municípios com mais casos em Pernambuco


http://www.blogdofelipeandrade.com.br/2015/06/goiana-entre-os-quatro-municipios-com.html




Em Pernambuco, até o dia 23 de maio, foram notificados 51.122 casos de dengue (12.736 confirmados) em 184 municípios pernambucanos. Isso representa um aumento de 507,80% em relação às notificações do mesmo período de 2014 (8.411 casos suspeitos, confirmando 3.445).

No preocupante ranking dos municípios pernambucanos com o maior número de casos notificados, Goiana aparece em quarto lugar, muito a frente de cidades com populações maiores como, por exemplo, Caruaru e Olinda.

Os quatro municípios com manis notificações de casos são Recife (11.092), Camaragibe (2.550), Jaboatão dos Guararapes (2.420) e Goiana (2.046), totalizando 18.108 casos, 35,42% do total do Estado.


Embora o mais recente boletim da dengue divulgado pelo Ministério da Saúde, no dia 26 de maio, ter mostrado que o pico de transmissão da doença já passou, a Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES/PE) reforça que a população não deve descuidar em relação às medidas de prevenção, que devem ser mantidas para evitar a expansão da doença, com a eliminação dos focos de reprodução das larvas do mosquito Aedes aegypti. “Observamos estabilização no número de casos notificados, mas ainda não é o cenário que esperamos. A tendência é começar a redução da transmissão com a chegada do inverno. Vamos aguardar”, diz a coordenadora do Programa de Prevenção à Dengue, Febre Amarela e Chicungunha da SES/PE, Claudenice Pontes.

Ela reforça que é muito precipitado falar em redução de casos em Pernambuco porque, entre as semanas epidemiológicas 18 e 19 (de 10 a 17 de maio), houve falha no sistema informatizado do Ministério da Saúde, usado para emissão dos relatórios sobre os números relacionados à doença. “Por isso, muitos municípios não conseguiram fazer o registro no sistema de casos suspeitos e confirmados. Isso pode ter dado uma falsa ideia de redução nos casos de dengue”, informa Claudenice.

O balanço do Ministério da Saúde mostrou que, de março para abril, houve uma redução de 27% dos casos de dengue no Brasil. No mês de março, foram registrados 337,7 mil casos – período considerado como o pico da transmissão. Já em abril, a doença recuou para 246,6 mil notificações.


Com informações do NE10

Nenhum comentário:

Postar um comentário