quinta-feira, 16 de março de 2017

Enquanto oposição se depara com "porta fechada", Osvaldinho confirma reunião com presidente da Compesa


A novíssima bancada de oposição da Câmara Municipal de Goiana tentou, sem sucesso, articular um encontro com todos os vereadores e o presidente da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), Roberto Tavares, na última segunda-feira (13). A reunião estava marcada para às 18h30, no entanto, por volta das 14h00 o presidente da Compesa desmarcou a reunião, conforme informações de alguns vereadores que foram procurados pela reportagem do Blog do Felipe Andrade. Mesmo com a reunião desmarcada, todos os vereadores seguiram para a sede da Compesa, no Recife, e lá se depararam com o que chamaram de "porta fechada".

Leia também:
Osvaldinho faz cobrança e Compesa corre para resolver falta de água em Goiana

O episódio serviu como estopim para um festival de críticas por parte da oposição que chegou a insinuar, sem provas, que a fracassada reunião teria sido desarticulada por "forças estranhas". Atualmente a bancada de oposição é formada pelos vereadores Renato Sandré (PSDB), André Rabicó (PR) e Bruno Salsa (DEM).

O vereador Renato Sandré chegou a chamar o presidente da Compesa de "fujão" e criticou parte da imprensa por não elogiar os vereadores. Tamanha insatisfação e o elevado tom das críticas podem ser justificados pelo fato de já não ser a primeira vez que ele tenta, sem sucesso, uma reunião com o presidente da Compesa e com a sua inexperiência atuando como vereador de oposição, uma vez que  em seu primeiro mandato fez parte da bancada governista que deu sustentação ao ex-prefeito Fred Gadelha.

"Passaram quatro anos em um desgoverno, faltando iluminação, medicamentos, Compesa. E, ninguém nada fez. Somente agora querem dar uma de salvadores da pátria", disse um parlamentar que pediu para não ser identificado.

O pano de fundo de toda a celeuma é o problema da falta de água em Goiana, que já está sendo resolvido pela iniciativa política do prefeito Osvaldo Rabelo Filho (PMDB) e de diversos vereadores governistas. No dia 10 de março - ou seja, dias antes da tentativa frustrada da oposição em promover um encontro com o presidente da Compesa -, Osvaldinho recebeu, na sede da Prefeitura, o diretor Regional Metropolitano da Compesa, Fernando Lôbo, e o acompanhou para uma inspeção em toda a estrutura da rede de abastecimento do município. Diversos vereadores governistas acompanharam a inspeção, enquanto nenhum vereador de oposição esteve presente.

Durante a inspeção do dia 10 de março foi constatado que equipes da Compesa trabalhavam para resolver o problema da falta de água. Nos dias seguintes diversas comunidades da cidade voltaram a ter água. Porém, no entendimento do prefeito a solução dada foi emergencial. A intenção de Osvaldinho é buscar soluções definitivas e que melhorem de fato a defasada estrutura da Compesa no município.

Sem fazer alarde, o prefeito confirmou com exclusividade para o Blog do Felipe Andrade que o presidente da Compesa, Roberto Tavares, estará em Goiana na próxima segunda-feira (20). "Já recebi o presidente da Celpe aqui e agora receberei o da Compesa na segunda pela manhã. Eles precisam vir aqui para ver o problema de perto e ouvir os goianenses", disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário