segunda-feira, 4 de setembro de 2023

Coluna Pinga Fogo: Eduardo Batista, Edval Soares e a arte da análise política


Muito além de uma decantada política de gestos, as ações práticas são o que realmente fazem mover as peças do tabuleiro político. O presidente da Câmara Municipal, Eduardo Batista, e o ex-prefeito de Goiana, Edval Soares, compreendem isso muito bem e certamente dão mais importância para as ações do que para as intenções. E, sob esta perspectiva, é que devemos analisar o recente encontro de Batista e Soares, que aconteceu no dia 31 de agosto, na Casa José Pinto de Abreu, sede do Poder Legislativo.

Enquanto alguns olham para um tabuleiro de jogo que tem 64 quadrados, dispostos em uma grade de oito por oito, e jogam damas, há aqueles que olham para o mesmo tabuleiro e preferem a complexidade do xadrez, cujos movimentos são mais elaborados e a estratégia costuma revelar quem são os mais capazes. 

A análise de um cenário político pode até parecer algo simples, mas requer experiência de causa, inteligência, perspicácia e uma visão imparcial dos fatos. Ainda que o cenário em questão não lhe favoreça, é um grande equívoco analisar ele de forma a distorcer os fatos na busca por benefício próprio. Algo, inclusive, que tem se tornado bastante comum em Goiana.

Então, como devemos analisar o encontro de Edval Soares e Eduardo Batista? Primeiramente, ele não se deu em um evento público. Não foi algo casual ou sem planejamento. Se observarmos aquilo que foi divulgado por Batista, através de suas redes sociais, encontraremos elementos importantes para resolvermos a equação política. O post mostra que também estiveram presentes no encontro o genro de Eduardo Batista, Carlos de Castro Filho, que é filho do histórico prefeito da cidade de Altinho, Dr. Carlos de Castro, e os históricos aliados de Edval, Adeilton Pedrosa (Iltinho) e Nelson James Pimentel. Logo podemos concluir que, mais do que uma reunião envolvendo duas importantes figuras políticas, tratava-se, sim, pela representatividade dos participantes, de um encontro de dois grupos políticos.

Supor algo muito além disso sobre este encontro é certamente um mero exercício de imaginação. Mas, o referido post ainda nos deixa uma boa dica em seu final, quando Batista, em suas próprias palavras,  afirma que "é sempre uma grande satisfação estar reunido com notáveis goianenses, debatendo os rumos de nossa cidade e constatando que compartilhamos do mesmo propósito, o desenvolvimento de Goiana e a melhoria da qualidade de vida do nosso povo".

Pesquisa de condescendência paraolímpica - Se não é correto analisar um cenário político de forma parcial, o que dizer daqueles que deturpam porcentagens, afrontam a matemática e fazem pouco caso da científica frieza dos números para requentar antigos balões de ensaio que jamais ganharão os céus da política? Aos políticos de genuínas pretensões resta apenas rezar para que jamais sejam tratados com tamanha condescendência paraolímpica por uma pesquisa, o que seria um claro sinal de fraqueza e temor por um horizonte de fracasso. 

Show de Bola - A Prefeitura de Goiana, através da Secretaria de Esportes, deu um verdadeiro show de bola ao realizar o Campeonato Goianense de Futebol 2023 categoria adulto, cuja final aconteceu no último sábado (02/09), no Estádio do Sesc Ler Goiana. A equipe do Galo de Ponta de Pedras consagrou-se campeã do torneio e o time do Sertão ficou com o vice-campeonato, demonstrando a força do futebol nos distritos goianenses.

Rotina de inaugurações faz oposição mudar discurso - Diante de uma frenética rotina de inaugurações realizadas pela Prefeitura de Goiana, a oposição se viu em um beco sem saída. Já que nunca foi possível comparar feitos e agora tornou-se igualmente impossível afirmar que não se está trabalhando, restou apenas o genérico discurso do "eu faria mais e melhor". Mas, falando sério, esse papinho convence alguém? 


Nenhum comentário:

Postar um comentário