segunda-feira, 8 de maio de 2023

Câmara realizou Sessão Solene em comemoração aos 183 da elevação de Goiana à categoria de cidade


Na última sexta-feira (05/05), por determinação do presidente do Poder Legislativo Municipal, Eduardo Batista, a Câmara realizou uma Sessão Solene em comemoração aos 183 anos da elevação de Goiana à categoria de cidade, por força da Lei Provincial Nº86 de 5 de maio de 1840.

Além dos vereadores, estiveram presentes na nobre ocasião o presidente do Instituto Histórico, Arqueológico e Geográfico de Goiana (IHAGO), Harlan Gadelha Filho, a tabeliã Maria Helena Rodrigues, a ex-vice-prefeita de Goiana e atual assessora técnica especial da Prefeitura, Edjanete Valença, a secretária de Educação de Goiana, Maria Goretti, entre outras autoridades.

O presidente da Câmara, Eduardo Batista, fez um discurso detalhado sobre a história de Goiana. “Agradeço a Deus, como sempre faço, por estar presidindo este grandioso momento, quando comemoramos os 183 anos da elevação de Goiana à categoria de cidade, por força da Lei Provincial Nº86 de 5 de maio de 1840. Na minha modesta visão histórica, vejo Goiana em uma posição singular. Segundo historiadores, Goiana não foi fundada, foi povoada. Em 1568, por ocasião da vista do Bispo do Brasil, Dr. Frei Antônio Barreiros, Goiana foi elevada à categoria de freguesia, pertencente a Capitania de Itamaracá, tendo sido a que mais floresceu. Tanto que por vezes foi a sede da Capitania. Em 7 de janeiro de 1711, foi criada a vila de Goiana, sendo sua instalação efetuada pelo ouvidor geral Diogo de Paiva Baracho, e consequentemente a Câmara de Vereadores. Goiana prosperou economicamente e culturalmente, e em 5 de maio de 1840, pela Lei Provincial foi elevada à categoria de cidade. Por força da Orgânica do Município Nº 52, datada de 03 de agosto de 1892, constitui-se município autônomo, sendo instalado em 1 de março de 1893. Vale Salientar que esta Lei Orgânica do Município Nº 52 recebemos do Arquivo Público de Pernambuco a pouco mais de 30 dias, graças ao esforço de nossa assessoria”, destacou o Batista.

Ainda durante a Sessão Solene, foi realizada uma palestra sobre a história de Goiana, ministrada pelo professor e historiador Marcos Paulo, e os hinos municipal, estadual e nacional foram executados, com maestria, pela a Banda Musical Curica.

No encerramento do evento, ao som da Banda Musical Curica, populares, servidores, vereadores e demais autoridades caminharam até a Rua 5 de Maio, onde foi realizada uma cerimônia de descerramento de uma placa comemorativa pela passagem dos 183 anos da elevação de Goiana à categoria de cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário