terça-feira, 26 de julho de 2022

Eduardo Batista irá apresentar Voto de Pesar pelo falecimento de Roberto Queiroz


O presidente da Câmara Municipal de Goiana, Eduardo Batista, irá apresentar, através de um requerimento, um Voto de Profundo Pesar pelo falecimento do narrador esportivo Roberto Queiroz, conhecido popularmente como o “Garganta de Aço”, ocorrido no dia 24 de julho, em Recife.

Além de vereador e presidente do Poder Legislativo de Goiana, Eduardo Batista é um grande desportista, Conselheiro do Sport Club do Recife e amigo próximo de grandes nomes do rádio esportivo pernambucano. 

Na foto que ilustra a presente matéria, tirada no final da década de 90, Eduardo Batista aparece confraternizando com Roberto Queiroz e outros grandes nomes do rádio pernambucano como, por exemplo, Bartolomeu Fernando, Cláudio Lopes, André Luiz, Wellington Araújo, Anderson Gomes e Eri Santos.

"Trata-se da perda de um amigo e de um dos maiores narradores do rádio pernambucano e brasileiro. Roberto Queiroz marcou uma época, inspirou uma geração inteira de comunicadores e levou alegria para as torcidas de diversos times", disse Eduardo. 

A relação de amizade do presidente da Câmara Municipal de Goiana com os grandes comunicadores esportivos de Pernambuco se intensificou entre os anos de 1997 e 2000. Naquela oportunidade Eduardo Batista era secretário municipal e colocou Goiana no mapa do esporte pernambucano e nacional, quando o Unibol Pernambuco Futebol Clube firmou uma parceria com o município de Goiana e - mandando os seus jogos no Estádio Municipal Agamenon Magalhães - foi campeão da Série A2, disputou a Primeira Divisão do Campeonato Pernambucano e a Série C do Campeonato Brasileiro. 

O último jogo narrado pelo "Garganta de Aço" foi a final do Campeonato Pernambucano deste ano, realizada na Arena Pernambuco, no dia 30 de abril, quando o Náutico se sagrou campeão diante do Retrô após vencer por 1 a 0 no tempo normal, e por 4 a 2 nos pênaltis. 

Confira a justificativa do Voto de Profundo Pesar pelo falecimento de Roberto Queiroz:

José Mariano de Queiroz nasceu em Caruaru e iniciou a carreira na Rádio Cultura, em 1966, junto com o irmão Mané Queiroz, que faleceu em 2014. Quando chegou à rádio, José Queiroz de Lima, conhecido como Zé Queiroz, era comentarista. Então, ele aceitou a sugestão e assumiu o Roberto Queiroz, nome pelo qual ficou conhecido nosso grande narrador esportivo, o “Garganta de Aço”. 

Em 1970, foi para o Recife para trabalhar na Rádio Jornal. A partir daí, teve passagens pela Rádio Olinda, Rádio Capibaribe, Rádio Clube e CBN. Trabalhou também na Estação SAT. Ao longo deste período, fez a cobertura de diversas edições da Copa do Mundo (a última que participou foi em 2018, na Rússia) e se tornou a voz de grandes títulos dos clubes pernambucanos, sendo presença marcante em diversas conquistas, como nos títulos do Brasileiro de 87 e da Copa do Brasil de 2008, ambos do Sport. Na campanha da Copa do Brasil, o Garganta de Aço ficou marcado com a narração do gol de Durval na vitória por 3 a 1 contra o Internacional. “É cacete!”, gritou o narrador após o gol rubro-negro. 

Roberto também esteve muito presente em outras conquistas dos times recifenses. A torcida alvirrubra escutou através da sua voz marcante o título pernambucano conquistado nos pênaltis diante do Sport, encerrando um jejum  de 53 anos. Ele também narrou os dois gols do Timbu na vitória por 2 a 0, contra o Santa Cruz, que garantiu o título pernambucano de 2001, ano do centenário do Náutico. 

Pelo lado Tricolor, a lenda do rádio pernambucano narrou a virada épica contra o Náutico em 1993. Com um jogador a menos e perdendo por 1 a 0, o Santa Cruz fez dois gols faltando cinco minutos para o fim da partida. “Parreira perdeu, Célio chutou… Gooool do Santa!”, narrou Roberto. Outra narração especial foi do golaço de Gilberto contra o Sport, na Ilha do Retiro, em 2011, que abriu os caminhos para o título estadual daquele ano. 

Tido por muitos como um dos cinco maiores narradores esportivos do rádio brasileiro, entra para o histórico time de grandes nomes como César Brasil, Walter Spencer e Ivan Lima.

Ao correr a notícia de seu falecimento, aos 71 anos, os clubes pernambucanos, no Twitter, homenagearam o radialista: 

“Roberto Queiroz fez mais do que apenas contar histórias. Roberto foi a história. Foi voz, imagem e, acima de tudo, um grande personagem do rádio nacional”, repercutiu o Clube Náutico Capibaribe.

“Uma voz marcante, eterna e que se mistura com a história de Pernambuco”, frisou o Sport Club do Recife.

“Quem teve a sorte de viver futebol através de sua voz e narração, foi um privilegiado”, afirmou o ex-jogador Juninho Pernambucano.

“Roberto foi o porta-voz de muitas emoções vividas pelos tricolores”, destacou o Santa Cruz Futebol Clube.

Homem simples, brincalhão, de considerável inserção política, social, esportiva e cultural, parte para a eternidade nos deixando esse legado e muita saudade em nosso meio. 

Diante do exposto, apresentamos esta propositura na certeza da pertinente aprovação dos nossos Pares desta Câmara Municipal de Goiana.

Plenário Vereador Clovis Fontenelle Guimarães, em 24 de julho de 2022.

Vereador Eduardo Batista


Nenhum comentário:

Postar um comentário