sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

Coluna Pinga-Fogo: Teremos mais harmonia entre governo e vereadores em 2018?


A oposição tem papel fundamental para qualquer democracia e os político que não enxergam isso acabam geralmente fadados ao fracasso, o que não é o caso do prefeito em exercício de Goiana, Eduardo Honório, que tratou de fazer elogios e agradecimentos aos vereadores, inclusive os de oposição, nesta sexta-feira (02/02), durante a sessão que marcou a abertura do ano legislativo na Câmara Municipal.

De acordo com Honório quando um vereador faz uma crítica ou um alerta a gestão deve estar preparada para compreender que se trata de uma cobrança, muitas vezes motivada pela própria população, em busca de uma melhor qualidade no serviço público ofertado pelo governo municipal.

O discurso do prefeito em exercício é também uma clara tentativa de harmonizar a relação entre os poderes Legislativo e Executivo, principalmente neste momento em que a base governista é minoria na Casa José Pinto de Abreu. O mesmo tom conciliador pôde ser percebido nos discursos dos secretários da atual administração que fizeram explanações sobre a situação de momento e os projetos para este ano de 2018.

Atualmente na Câmara de Vereadores o maior grupo não é de situação e nem de oposição. O Grupo Independente, comumente chamado de GI, é a maior bancada da atual legislatura. E, é justamente a independência que tem marcado a atual legislatura capitaneada pelo presidente da Câmara, o vereador Carlos Viégas Júnior.

Também durante a sessão desta sexta-feira, o vereador Renato Sandré - um dos principais nomes da oposição - fez questão de fazer cobranças pertinentes para a atual gestão e de lembrar que em diferentes momentos os parlamentares oposicionistas votaram favoravelmente ao governo para não prejudicar servidores e a população.

A mesma independência pôde ser notada no discurso do vereador Bruno Salsa - outro importante nome da oposição - ao afirmar que continuará fazendo as cobranças que achar necessárias para a melhoria da saúde no município, ainda que o atual secretário de Saúde de Goiana, Emanuel Rosa, seja seu amigo de longa data. O próprio secretário chegou a relatar que não foram poucas as oportunidades em que Salsa fez alertas e cobranças desde que assumiu a pasta.

Teremos mais harmonia entre governo e vereadores em 2018? - Apesar da singela harmonia vista nesta primeira sessão do ano, este sempre incauto blogueiro ainda não se sente motivado a dar uma reposta definitiva com tão poucas impressões iniciais. Mas, já é possível afirmar que a resposta deste questionamento dependerá mais de como a atual gestão irá se sair neste ano do que propriamente do ânimo dos vereadores.

Saúde não pode esperar -  O atual secretário de Saúde, Emanuel Rosa, que conta com uma larga experiência por já ter ocupado o cargo em outras gestões, sendo inclusive um dos responsáveis pelas implantações dos Postos de Saúde da Família (PSFs) e do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) no município, sabe bem que quando o assunto é saúde não se pode "deixar para depois". Informações de bastidores dão conta de que ele está a todo momento cobrando celeridade aos processos que fogem à competência da sua secretaria como, por exemplo, as licitações.

Foliões poderão ficar em Goiana durante Carnaval - Há muitos anos que os goianenses não contavam com uma programação que atendesse todos os dias do Carnaval. Oficialmente serão 5 dias de festas com grandes atrações como, por exemplo, Fafá de Belém e Asas da América, além de artistas locais, apresentações de caboclinhos, escolas de samba, grupos de coco, burrinhas entre outras manifestações da nossa cultura popular.

Carnaval "global" - A Rede Globo Nordeste de Televisão está prestigiando o Carnaval goianense devido a competente articulação do secretário de Turismo e Cultura, Roberto Pereira. Nesta sexta-feira (02/02), a Globo começou a sua eleição, em parceria com a Prefeitura, para escolher o homenageado do Carnaval de Goiana. Uma urna eletrônica foi disponibilizada pela emissora para que os cidadãos possam fazer sua escolha de forma democrática.

Carnaval "global" 2 - Além de toda essa atenção para a escolha do homenageado do Carnaval de Goiana, a Globo também já confirmou que fará a cobertura dos festejos de Momo no município, dando especial atenção ao icônico encontro de Caboclinhos, expressão maior da nossa cultura popular.

Uma "Monarquia Democrática" - Em entrevista a este blogueiro e radialista, na Goiana FM (89,7), o secretário de Turismo e Cultura, Roberto Pereira, confirmou a realização de uma eleição para definir democraticamente o Rei Momo e a Rainha do Carnaval de Goiana.

Enquanto isso nos distritos de Goiana... - Até o presente momento não se tem qualquer notícia de como será o Carnaval nos distritos de Goiana. O atual cenário não motiva este sempre incauto blogueiro a sequer especular sobre o assunto. Neste caso, restam-me apenas as reticências...

Nenhum comentário:

Postar um comentário