terça-feira, 5 de outubro de 2021

Vereadores participam de comemoração do Bicentenário da Junta Governativa de Goiana


Vereadores goianenses participaram do segundo evento em comemoração ao Bicentenário da Junta Governativa de Goiana, promovida pela Comissão Municipal Organizadora e Executiva das Comemorações Alusivas ao referido Bicentenário, no dia 29 de setembro, na Igreja Conventual de Nossa Senhora da Soledade.

Estiveram presentes no evento, o presidente da Câmara Municipal, Eduardo Batista, os vereadores Carlos Viégas Júnior, Edson da Farmácia e Ana Silveira, o prefeito de Goiana, Eduardo Honório, o vice-prefeito Fernando Veloso, entre outras autoridades.

Na oportunidade foi realizado o hasteamento dos pavilhões com a participação da Banda Musical Saboeira que executou os hinos de Goiana, de Pernambuco e do Brasil. Na sequência foi reservado uma tempo para os pronunciamentos das autoridades presentes e, encerrando a programação, foi realizada uma Missa.

A Câmara Municipal de Goiana realizou uma grande Abertura do Ano Comemorativo do Bicentenário da Junta Governativa, através de uma sessão solene realizada na Casa José Pinto de Abreu, no dia 29 de agosto. Até o dia 28 de agosto de 2022 serão realizadas diversas ações em comemoração ao Bicentenário.

Saiba mais sobre a importância da data e sua comemoração:

Nascida em 29 de agosto de 1821, a Junta Governativa tornou Goiana um importante centro político de Pernambuco, quando diversos líderes liberais, com tropas que haviam reunido nos engenhos à oeste deste município, entraram na sede da Vila e, com apoio dos políticos locais, declararam a primeira Junta Constitucional Provisória da Província. Diante deste fato, alguns historiadores conferem, em linguagem hiperbólica, a Goiana a primazia da autonomia do jugo português. E, por extensão, um protagonismo vanguardista na Independência do Brasil.

O presidente da Câmara Municipal de Goiana, o vereador Eduardo Batista, é o autor do Projeto de Lei nº 021/2021, que define 2021 como o ano do Bicentenário da Junta Governativa de Goiana, aprovado durante sessão ordinária, realizada no dia 11 de maio de 2021.

ASCOM/CMG










Nenhum comentário:

Postar um comentário