terça-feira, 30 de agosto de 2022

Câmara realizou Encerramento das Comemorações do Bicentenário da Junta Governativa de Goiana


Na noite de segunda-feira (29/08), na Casa José Pinto de Abreu, foi realizada uma Sessão Solene para marcar o Encerramento das Comemorações do Bicentenário da Junta Governativa. Ao longo dos últimos 365 dias, a Câmara Municipal realizou, através de diversos eventos, as comemorações do Bicentenário da Junta Governativa de Goiana, que foram instituídas através da Lei n.º 2.458/2021, de autoria do presidente do Poder Legislativo, Eduardo Batista.

Estiveram presentes na ocasião, o presidente da Câmara Municipal, Eduardo Batista, o vice-prefeito de Goiana, Fernando Veloso, o secretário de Administração, Jones Pimentel, o presidente do Instituto Histórico Arqueológico e Geográfico de Goiana (IHAGGO), Harlan Gadelha Filho, o músico e Patrimônio Vivo da Cultura de Pernambuco, José Ursicino da Silva, mais conhecido como Maestro Duda, o ex-vereador Antônio Nelson, a poetisa Emília de Rodat Pereira de Melo, e os vereadores, Pedro Henrique, Alexandre Carvalho, Carlos Viégas Júnior, Edson da Farmácia e Ana Silveira.

O presidente da Câmara Municipal, Eduardo Batista, expressou sua satisfação e seu sentimento de dever cumprido, e reafirmou o seu compromisso de seguir valorizando e honrando a rica história goianense.

“Como sempre faço ao iniciar meus pronunciamentos, agradeço a Deus, nosso Pai Criador, por estar presidente do Poder Legislativo e por me proporcionar a grande alegria em presidir tão importante solenidade. Ocasião esta que comemoramos desde 28 de agosto de 2021 os duzentos anos da criação da Junta Governativa de Goiana, um feito que enobrece nosso querido município. A Câmara Municipal como protagonista deste magnifico acontecimento histórico, não se furtou em comemora-lo e o fez dentro de suas prerrogativas legais, a partir do dia 19 de abril de 2021, quando, através da Lei n.º 2.458/2021, de minha autoria, foram instituídas as comemorações do Bicentenário da Junta Governativa de Goiana”, ressaltou Eduardo Batista.

Na nobre ocasião, a Banda Curica executou o Hino dos 200 anos do Bicentenário da Junta Governativa de Goiana, cuja melodia foi composta por José Ursicino da Silva, mais conhecido como Maestro Duda, e a letra foi escrita por Josué de Sena e Emília de Rodat Pereira de Melo.

Sobre a Junta Governativa de Goiana:

Nascida em 29 de agosto de 1821, a referida Junta Governativa tornou Goiana um importante centro político de Pernambuco, quando diversos líderes liberais, com tropas que haviam reunido nos engenhos à oeste deste município, entraram na sede da Vila e, com apoio dos políticos locais, declararam a primeira Junta Constitucional Provisória da Província. Diante deste fato, alguns historiadores conferem, em linguagem hiperbólica, a Goiana a primazia da autonomia do jugo português. E, por extensão, um protagonismo vanguardista na Independência do Brasil.


















Nenhum comentário:

Postar um comentário