terça-feira, 5 de setembro de 2017

Coluna Pinga-Fogo: O sentimento de "goianidade" contra o provincianismo de quem conspira contra o município


O sentimento de 'goianidade' nunca esteve tão forte e presente. A polêmica envolvendo o Paço Municipal Heroínas de Tejucupapo despertou nos goianenses um forte sentido de comunidade e de preservação do seu patrimônio histórico. No entanto, ao mesmo tempo em que os cidadãos se manifestam espontaneamente pela volta da sede do governo municipal ao seu local de direito, como determina a Lei Orgânica, há aqueles que preferem conspirar contra Goiana, submetendo-se às vontades de personagens estranhos aos goianenses, em clara demonstração de pequenez e provincianismo.

Vale ressaltar que quantias exorbitantes foram gastas nos últimos anos com locações de casas e prédios para abrigar repartições públicas. Um triste episódio da história política goianense, denominado "a farra dos aluguéis", que foi diversas vezes denunciado na Câmara de Vereadores.

A vontade de ver novamente instalados o gabinete do prefeito e outras secretarias no Paço Municipal Heroínas de Tejucupapo não é exclusiva da atual gestão. Este é, também, um desejo muito claro da esmagadora maioria dos goianenses, dos que respeitam e defendem a Lei Orgânica do Município.

Se de maneira infeliz alguns se curvaram, não há qualquer dúvida sobre o posicionamento do goianense diante de tal acontecimento. Como bem disse o procurador-geral do município, Alcides França, os goianenses, tal como as Heroínas de Tejucupapo, se preciso for utilizarão "sal e pimenta para expulsar os invasores".  
 
O que diz a Lei Orgânica Municipal sobre o histórico prédio da Prefeitura:

Art. 238 A – O histórico prédio denominado de “Paço Municipal da Heroínas de Tejucupapo” localizado à Av. Marechal Deodoro da Fonseca, fica preservado obrigatoriamente, como sede do governo municipal, consoante estabelece a Lei Municipal número 1.444, de 31 de janeiro de 1984. Emenda nº 001/2016.

Cultura e Turismo não estão desabrigados - Há poucos metros do prédio da Prefeitura está localizado o Cine-Teatro Polytheama, um equipamento fabuloso, capaz de abrigar adequadamente diversas apresentações artísticas e exposições.

Singela reflexão - Imagine se fosse a atual gestão a responsável por deixar o principal prédio público do município fechado por anos, por gerir a milionária e demorada obra e ainda atrapalhar a mobilidade urbana com vários tapumes na Rua Direita. Qual seria o tom das críticas de quem hoje elogia os verdadeiros responsáveis por tudo isso?

Vereadores estão com o povo - A Câmara de Vereadores de Goiana se posicionou, de forma unânime, favoravelmente a permanência da sede do governo municipal no histórico prédio.

Condado tem saúde Nota 10 - Após inaugurar uma unidade de saúde com várias especialidades médicas, o prefeito Antonio Cassiano ainda fechou parceria com o Altino Ventura para a realização de mutirão da catarata. Centenas de condadenses estão sendo beneficiados na ação que termina nesta quarta-feira (6/9) e que encaminhará pacientes para tratamento e, caso haja necessidade, para cirurgia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário