domingo, 3 de setembro de 2017

Osvaldinho promete ocupar Prefeitura de Goiana e convoca população para defender patrimônio do município


O prefeito de Goiana, Osvaldo Rabelo Filho, e o prefeito em exercício, Eduardo Honório, prometem ocupar, na segunda-feira (4/9), o Paço Municipal Heroínas de Tejucupapo, local em que historicamente funciona a sede da Prefeitura Municipal. O objetivo desta ação visa o retorno das atividades do Poder Executivo para o referido local.

A sede da Prefeitura passou anos com as portas fechadas devido uma reforma viabilizada por um convênio assinado pela gestão anterior e a Secretaria de Turismo do Governo do Estado de Pernambuco, que através do Prodetur (Programa de Desenvolvimento do Turismo) repassaria o valor de R$ 2.345.000,00 para reformar o Paço Municipal. No entanto, o convênio previa que o prédio deixasse de sediar a Prefeitura para se transformar em um espaço cultural e para o atendimento de turistas.

Osvaldinho, como é popularmente conhecido o prefeito de Goiana, assim que assumiu o governo, no mês de janeiro deste ano, se posicionou publicamente sobre o assunto ao afirmar, em mais de uma oportunidade, que não iria aceitar a população e a Prefeitura de Goiana serem lesadas com a perda do histórico prédio.

No final do mês de agosto, o Secretário de Turismo de Pernambuco, Felipe Carreras, se posicionou sobre o assunto através de um ofício enviado para a Prefeitura, em que defende o cumprimento do convênio, ou seja, a transformação da sede da Prefeitura em um espaço cultural. Ainda de acordo com o ofício assinado pelo secretário, o prefeito só teria direito de utilizar apenas uma sala do Paço Municipal, para que o mesmo pudesse instalar o seu gabinete.

Informações de bastidores dão conta de que o conteúdo e o tom do referido ofício foram mal recebidos pela alta cúpula da Prefeito de Goiana. Ao tomar conhecimento do posicionamento de Felipe Carreras, o prefeito Osvaldinho se mostrou inconformado e determinou que o Paço Municipal fosse, então, ocupado nesta segunda-feira (4/9), uma vez que é desejo do gestor municipal transferir o seu gabinete e outras secretarias para o referido prédio, o que resultaria na manutenção de um histórico patrimônio da Prefeitura e dos goianenses, além de representar uma significativa economia nos valores gastos com aluguéis de casas e prédios para o funcionamento de repartições públicas.

O prefeito Osvaldinho baseia a sua ação de ocupação em uma Lei Municipal do ano de 1984 e em uma menda à Lei Orgânica do Município, datada de 2016, que estabelece obrigatoriamente o Paço Municipal como sede do governo municipal.

Para esta segunda-feira é esperada uma grande movimentação na Avenida Marechal Deodoro da Fonseca, popularmente conhecida como Rua Direita, onde fica localizado o Paço Municipal. Muitas pessoas que apoiam a permanência da sede do governo municipal no local declararam nas redes sociais que estarão presentes na ocasião. Quem também deverá estar presente, através de uma videoconferência, é o prefeito Osvaldinho que segue licenciado por motivos de saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário