quarta-feira, 27 de setembro de 2017

Oposição na Câmara pode atrasar salários dos servidores goianenses


Desde o fim da gestão passada que os servidores da Prefeitura de Goiana não sabem mais o que é ter seus salários atrasados. Mas, este cenário de estabilidade econômica para os servidores pode ser ameaçado pela bancada de oposição na Câmara de Vereadores. Caso um projeto de suplementação orçamentária não seja aprovado pelos parlamentares até amanhã (28/9), os trabalhadores da Prefeitura ficarão com seus salários atrasados.

O projeto de suplementação é tratado com suma importância pela atual gestão. Com ele será possível utilizar recursos existentes, mas que ainda carecem de dotação orçamentária. Ou seja, a Prefeitura tem dinheiro em caixa para, por exemplo, efetuar os pagamentos dos servidores, mas para fazer isso será necessário que os vereadores aprovem o projeto de suplementação.

Ao menos dois vereadores oposicionistas já criticaram publicamente a provável aprovação da suplementação. Eles afirmam que existem muitos equívocos no projeto e reclamam do pouco tempo que houve para debater temas que consideram importantes e dos valores envolvidos que superam os R$ 30 milhões. A suplementação já poderia, inclusive, ter sido aprovada na Câmara, durante a sessão de ontem (26/9), mas um pedido de vista do vereador Renato Sandré impediu que o projeto fosse colocado em votação.

Apesar da oposição ser minoria na Câmara e não haver possibilidade política do projeto ser reprovado neste atual cenário, algum vereador da bancada oposicionista poderá utilizar-se novamente do seu direito de pedir vista do projeto na sessão de quinta-feira (28/9), o que empurraria a votação somente para a próxima semana, mais precisamente na terça-feira (3/10). Se isto vir a acontecer os servidores deixarão de receber seus salários ainda dentro do mês trabalhado, como tradicionalmente vem ocorrendo neste ano.

Diante do risco de um atraso salarial acontecer os servidores públicos municipais tem se mostrado preocupado nos últimos dias. No entanto, não parece haver qualquer interesse dos vereadores - sejam eles de oposição ou situação - em prejudicar os trabalhadores. Neste sentido, existe hoje uma tendência muito forte indicando que os parlamentares oposicionistas poderão abdicar do seu direito de pedir vista do projeto para que os servidores não venham a ser prejudicados. Ao menos esta é a expectativa a menos de 24 horas da data limite para aprovação do projeto sem que haja prejuízos para nenhum trabalhador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário