quinta-feira, 2 de setembro de 2021

Câmara realiza grande Abertura do Ano Comemorativo do Bicentenário da Junta Governativa de Goiana


A Câmara Municipal de Goiana realizou uma grande Abertura do Ano Comemorativo do Bicentenário da Junta Governativa de Goiana, através de uma sessão solene realizada na Casa José Pinto de Abreu, no domingo (29/08). As comemorações neste ano de 2021 foram instituídas através da Lei n.º 2.458/2021, de autoria do Presidente do Poder Legislativo, o vereador Eduardo Batista. 

Além dos vereadores, também prestigiaram a solenidade o prefeito de Goiana, Eduardo Honório, o vice-prefeito Fernando Veloso, o secretário de Cultura do Governo de Pernambuco, Gilberto Freyre Neto, o deputado federal, Tadeu Alencar, o representante do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano (IAHGP), Reinado Carneiro Leão, o presidente do Instituto Histórico, Arqueológico e Geográfico de Goiana (IHAGGO), Harlan Gadelha Filho, o Pároco de Goiana, Padre José Edson, o representante da Loja Maçônica de Goiana, Luciano Carmelo, o presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Vitória de Santo Antão, Pedro Ferrer, e o Doutor Professor e presidente do Instituto Histórico de Olinda, George Cabral. 

Nascida em 29 de agosto de 1821, a Junta Governativa tornou Goiana um importante centro político de Pernambuco, quando diversos líderes liberais, com tropas que haviam reunido nos engenhos à oeste deste município, entraram na sede da Vila e, com apoio dos políticos locais, declararam a primeira Junta Constitucional Provisória da Província. Diante deste fato, alguns historiadores conferem, em linguagem hiperbólica, a Goiana a primazia da autonomia do jugo português. E, por extensão, um protagonismo vanguardista na Independência do Brasil.

Durante a abertura da solenidade, o presidente da Câmara Municipal, Eduardo Batista, ressaltou sua gratidão a Deus pela graça de presidir tão honrosa Sessão Solene e a responsabilidade de promover as comemorações que se estenderão até o dia 28 de agosto de 2022. "Promoveremos, neste espaço de tempo, o sagrado nome de Goiana, pela sua grandeza e bravura histórica. Porém, para que nosso objetivo seja alcançado, contamos com o apoio das comissões constituídas pelo Governo do Estado e pela Prefeitura de Goiana", disse. 

O secretário de Cultura do Governo de Pernambuco, Gilberto Freyre Neto, destacou a importância de reconhecer o protagonismo da história nordestina na formação do nosso país. "A história do Brasil é escrita muitas vezes pelo Sul do país. E quando se conta as nossas histórias a partir dos olhos de quem está distante, elas passam a ser menores quando, na verdade, são as verdadeiras histórias do Brasil. Então, temos um desafio gigante pela frente que é fazer com que a história de Goiana, de Pernambuco, a história das revoluções que aqui se iniciaram se transformem na verdadeira história do Brasil", ressaltou. 

O deputado federal, Tadeu Alencar, exaltou a história do Bicentenário da Junta Governativa de Goiana e da Independência de Pernambuco. "Foi aqui, em Goiana, que se juntaram homens e mulheres para dizer que Pernambuco não aceitava a revanche que houve com os revolucionários de 1817. O General Luís do Rego Barreto não perdia por esperar a atitude dos goianenses que, de forma destemida, marcharam sobre o Recife. Então, para mim é uma grande alegria vir aqui comemorar os duzentos anos de afirmação da importância de Pernambuco na Independência e na República".

Em seu discurso, o vereador Carlos Viégas Júnior, ressaltou o protagonismo de Goiana em uma página tão importante da história brasileira. "É preciso conhecer, entender e comemorar a importância da Junta Governativa de Goiana e da Convenção de Beberibe. Pois, se trata de um grande acontecimento histórico, que elevou a Vila de Goiana ao centro da política nacional, como forjadora dos ideais de emancipação e liberalismo com a eleição, em sua Câmara, da primeira Junta Constitucional em Pernambuco, no dia 29 de agosto de 1821". 

Após os discursos das autoridades, o Doutor Professor e presidente do Instituto Histórico de Olinda, George Cabral, realizou uma palestra sobre os fatos históricos que marcaram a criação da Junta Governativa de Goiana. Ainda durante a Sessão Solene, foram promovidos os descerramentos de duas placas comemorativas ao Bicentenário da Junta Governativa de Goiana, nas partes interna e externa da Câmara Municipal de Goiana. 
















ASCOM/CMG

Nenhum comentário:

Postar um comentário