sexta-feira, 19 de junho de 2015

Dia Mundial de Conscientização Sobre a Doença Falciforme


http://www.blogdofelipeandrade.com.br/2015/06/dia-mundial-de-conscientizacao-sobre.html




Para alertar a população, a ONU elegeu o dia 19 de junho como o Dia Mundial de Conscientização Sobre a Doença Falciforme. Essa doença é de origem genética e causa alteração nas células do sangue, provocando crises dolorosas nos ossos, nos músculos e articulações, anemia crônica, icterícia e síndrome mão­pé.

Em Pernambuco, para cada 1.400 crianças nascidas vivas, uma tem a Doença falciforme. Por isso, todo recém-nascido tem o direito ao diagnóstico precoce, feito através do teste do pezinho, e toda mulher gestante tem direito ao exame para detectar a doença.

Em Goiana, a Prefeitura oferece o teste do pezinho na Policlínica Nossa Senhora da Vitória, localizada na Rua Atrás do Carmo. E para conscientizar a população sobre a doença, a Secretaria Municipal de Saúde, através do Núcleo de Apoio à Saúde Família, promoveu um dia de atividades físicas, palestras, orientações e debates em Povoação de São Lourenço.

“A Doença Falciforme é mais incidente na população negra, por isso estamos aqui na comunidade, com a equipe do USF São Lourenço, para trabalhar essa questão junto aos remanescentes de quilombola”, explicou Tathiana Vasconcelos, Coordenadora do NASF-Distrito.

A ação contou ainda com o apoio da Gerência Estadual de Atenção à Saúde da População Negra.


Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário