terça-feira, 7 de março de 2023

Saques de valores esquecidos começam nesta terça-feira; saiba como fazer


A partir desta terça-feira (7) quem tem valores esquecidos nos bancos poderão sacar o dinheiro, através do Sistema de Valores a Receber (SVR) do Banco Central. A partir das 10h, os usuários poderão agendar o recebimento dos recursos no site Valores a Receber.

Um balanço recente divulgado pelo Banco Central aponta que, até o último domingo (5), 19,7 milhões de consultas haviam sido feitas. Desse total, 5,5 milhões (28%) têm quantias a receber e 14,2 milhões (72%) não encontraram valores esquecidos.

Segundo o BC, cerca de 38 milhões de pessoas físicas e 2 milhões de pessoas jurídicas têm cerca de R$ 6 bilhões a receber.

Entre as novidades, haverá a possibilidade do herdeiro, testamentário, inventariante ou representante legal, consultar valores de pessoas já falecidas. O sistema vai informar a instituição responsável pelo valor e quanto a pessoa poderá sacar.

Para quem tem conta conjunta, o sistema vai informar quando um dos titulares pedir o resgate de um valor esquecido, ou seja, os dois poderão ter acesso, ao entrar no sistema, as informações como valor, data e CPF de quem fez o pedido.

Saiba se você tem valores a receber. Acesse:

www.valoresareceber.bcb.gov.br/publico

Fontes de recursos

A nova fase do Sistema incluiu fontes de recursos esquecidos que não estavam nos lotes do ano passado. Foram acrescentadas contas de pagamento pré ou pós-paga encerradas, contas de registro mantidas por corretoras e distribuidoras encerradas e outros recursos disponíveis nas instituições para devolução.

Além dessas fontes, o SVR engloba os seguintes valores, já disponíveis para saques no ano passado: contas-corrente ou poupança encerradas; cotas de capital e rateio de sobras líquidas de ex-participantes de cooperativas de crédito; recursos não procurados de grupos de consórcio encerrados; tarifas cobradas indevidamente; e parcelas ou despesas de operações de crédito cobradas indevidamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário