domingo, 16 de novembro de 2014

Goianense tem história de sucesso no Rio de Janeiro e olhar preocupado com a terra natal

A aventura do goianense Epaminondas Silva na cidade do Rio de Janeiro ou, como diz um famoso apresentador de televisão, a "Hollywood brasileira sem filtro", é um exemplo de perseverança, trabalho duro e sucesso. 

Atualmente trabalha com algumas estrelas do showbiz brasileiro, como Elke Maravilha, possui experiências profissionais na Rede Globo, no programa dominical "Esquenta", da apresentadora Regina Casé e já produziu um show, em Angola, da cantora Vanessa Camargo, entre outras atuações profissionais.

No entanto, essa história na cidade maravilhosa começou mesmo há 11 anos na Cidade de Deus, comunidade mundialmente famosa pela violência e pelo poder paralelo instituído pelo crime organizado. Para o goianese o clima permanente de tensão e medo assim que chegou no Rio - com traficantes armados passeando pelas vielas da favela e a atuação muitas vezes truculenta da polícia que não distingue bandido de cidadão - só não foi mais forte do que a vontade de vencer.

E, esta vontade de vencer no mundo artístico nasceu ainda em sua terra natal. Aqui em Goiana, Epaminondas fez teatro, precisou dançar em cima de trio elétrico e foi proprietário de uma academia de dança, a Star Dance. Deste tempo ele guarda além das boas lembranças e aprendizados, gratidão as amigas Camila, Gilmara e Roberta.

Hoje ele é dono da empresa Epa! Entretenimento e do site Famosos & Empreendedores, onde já entrevistou artistas como Rodrigo Simas e Pedro Nercessian, alé do surfista e produtor pernambucano Carlos Burle (que disse conhecer Goiana e que comeu o melhor abacaxi da vida dele aqui).

Mas, a atuação profissional de Epaminondas não para por aí. Além da empresa e do site, ele ainda arruma tempo para outras atividades. "Cursei a melhor faculdade de comunicação da América Latina, ESPM. Me especializei em coach, que tem como objetivo ajudar as pessoas conseguirem os seus sonhos e o site de trabalho é www.sejasemprevoce.com.br . Estou trabalhando com uma das artistas mais importante da história do pais, Elke Maravilha, entre outras pessoas que ainda não posso citar os nomes. Faço palestras e dou treinamento de atendimento ao cliente para funcionários de grandes empresas. E, ainda dei entrevistas para o jornal O Globo que é o mais lido do Rio e um dos maiores do Brasil".

Mesmo distante de sua terra natal, ele não esquece suas origens e afirma guardar um amor profundo por Goiana, lugar onde vivem sua família e amigos de longa data. Sempre que pode ele busca informações sobre a cidade para saber o que está acontecendo por aqui. E, foi através dessa busca por notícias que ele acabou fazendo contato com este Blog.

Com o olhar de quem está fora da cidade há 11 anos, Epaminondas reconhece o desenvolvimento econômico do município, mas, lamenta ainda não ter percebido avanços nas questões culturais e de empreendedorismo.


"Estou contente com o crescimento econômico depois da chegada dessas indústrias. Mas por outro lado, isso gera grandes problemas como falta de infraestrutura, assaltos, excesso de carros entre outros. Mas, acredito que a atual gestão está procurando melhorar essas questões. Mas, a cidade só vai mudar de fato, quando a população entender que têm que valorizar a cultura interna e as manifestações artísticas culturais que são tão ricas e importantes para o país. Acredito, também, no empreendedorismo, que é tão pouco estimulado. Vejo tantos jovens inteligentes e alguns amigos empreendendo na área da cultura e do comércio e fico feliz com isso. Mas ainda falta mais estimulo ao empreendedorismo". 

Ao menos uma vez por ano Epaminondas vem para Goiana visitar familiares e amigos. E, mesmo no pouco tempo que passa por aqui, consegue fazer uma avaliação realista sobre seguimento cultural no município. Ou seja, só não enxerga isso quem definitivamente não quer ver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário