quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Imperdível: Grupo Peleja apresenta espetáculos gratuitos no SESC



Entre os dias 28 e 30 de novembro, Goiana recebe dois espetáculos do Grupo Peleja, que comemora 10 anos de existência, no palco do Teatro do Sesc Ler Goiana. O projeto, intitulado 10 Anos de Peleja, traz à cena na sexta e sábado próximos, o espetáculo "Tu Sois de Onde", às 20h. O segundo espetáculo, Gaiola das Moscas, se apresenta no domingo, em dois horários: às 17 e 20h. Os espetáculos que tem incentivo do Funcultura/PE e apoio do Sesc/Fecomércio, tem apresentações gratuítas e com indicação livre para todas as idades.

O GRUPO:

O Grupo Peleja se formou em 2004, em Campinas-SP, a partir de um grupo de investigação e treinamento que unia o interesse pela manifestação popular do Cavalo Marinho, da Zona da Mata Norte de Pernambuco, e pelo treinamento do Grupo Lume Teatro. Em 2008, o grupo migra para Pernambuco onde estrutura seu trabalho entre a dança, o teatro e as culturas populares em colaboração com artistas de diversas partes do Brasil, desenvolvendo e realizando projetos que abarcam os diversos interesses de seus integrantes, o que resultou em cinco espetáculos, dois filmes, oficinas de iluminação, preparação corporal, treinamento, criação e pesquisas acadêmicas.

OS ESPETÁCULOS:

TU SOIS DE ONDE?

Tu sois de onde? De quem? Que coisas te atravessam? Que lugares? Que pessoas? Na busca de respostas para estas indagações o intérprete mergulha no quintal de suas memórias afetivas. Trazendo para a cena ferramentas corporais diversas e uma mescla de linguagens, o espetáculo evidencia como fio condutor o convívio com os caboclos-de-lança da Zona da Mata Norte de Pernambuco. Neste trabalho, Lineu Gabriel assume seu olhar estrangeiro e investe no potencial de uma dança tradicional para tratar de um tema universal: a constante busca de si.


GAIOLA DAS MOSCAS

Adaptado do conto homônimo do escritor moçambicano Mia Couto, Gaiola de Moscas é um espetáculo inspirado na brincadeira popular pernambucana do Cavalo Marinho.
Zuzé é um curioso comerciante, vendedor de cuspes que, para salvar os negócios, se torna vendedor de moscas. Sua mulher, cansada das ideias do marido, se encanta por um forasteiro vendedor de "pintadas" de batons.

A história nos remete a um vilarejo imaginário que poderia estar localizado em qualquer outro lugar onde se combine desigualdade social e criatividade.

A encenação envolve o espectador num universo onde os personagens sobrevivem entre destroços e sonhos. Como "brincantes do conto", músicos e atores-dançarinos apresentam sua própria brincadeira contemporânea e instauram o clima
vivenciado nos brinquedos populares.

SERVIÇO:
Projeto Dez Anos de Peleja - Grupo Peleja
Teatro do Centro Cultural Antonio Corrêa de Oliveira - Sesc Ler Goiana
TU SOIS DE ONDE? - dias 28 e 30 de novembro - 20h
GAIOLA DAS MOSCAS - dia 30 de novembro - às 17 e 20h

Nenhum comentário:

Postar um comentário