sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Programação musical diversificada celebra os 15 anos do Tipoia Festival

O Tipoia Festival completa 15 anos e consolida-se como um grande evento na Mata Norte, que atrai um público fiel amante do rock e de outras expressões artísticas. Realizado de maneira independente, até o domingo, 23 de novembro, o festival traz uma série de atividades culturais e de formação cidadã que serão realizadas em Tracunhaém, distante 60km do Recife.

Neste fim de semana acontecem os shows que mobilizam o público da Mata Norte, entre algumas atrações estão Tiger, Plugins, Atroça, e grupos de cultura popular da região, e este ano, o evento conta com a participação do Som na Rural, na sexta (21) e no sábado (22), mas desde a última segunda-feira (17) estão sendo realizados o 1o Encontro de Ogans; 4o Encontro de Bateristas; Oficina de Bateria e Percussão com alunos da cidade de Tracunhaém e adjacências; Oficina de Desenho na Cidade: Caçadores de Rascunho; Oficina Cartonera; Oficina de Elaboração de Projeto cultural; Oficina de B.boys; Oficina de Meio Ambiente; Palestras e Wokshops; Exposições; Caminhada em favor da volta do trem para a Mata Norte (em parceria com grupo formado por professores e alunos da Universidade de Pernambuco - UPE);e Oficina de Vivência com Barro com Tiago Amorim, grande homenageado desta 15a edição. Tiago foi morador de Tracunhaém e é considerado um dos grandes ceramistas do estado. Envolvido nas ações culturais da cidade, na década de 1980 levou para Tracunhaém artistas como, Fagner, Elba Ramalho, Lula Côrtes, Cátia de França, e colocou a cultura da cerâmica do barro na mídia nacional.

Na edição que comemora os 15 anos do Tipoia a festa será repleta de boas lembranças de personagens importantes que contribuíram para a consolidação como um dos maiores eventos culturais independentes da Mata Norte de Pernambuco. São pessoas das mais simples: o fiteiro que tem a chance de aumentar suas vendas com a chegada de mais gente à cidade nas noites de shows; são os artesãos de Tracunhaém que veem suas peças serem procuradas pelos visitantes que prestigiam o festival; são artistas locais que experimentam (alguns pela primeira vez) o contato com um público de um festival consolidado e até músicos de renome que se apresentam para pessoas que muitas vezes não têm acesso aos shows desses artistas nas grandes capitais. Todos saem ganhando: a economia local, o turismo da cidade, a cadeia produtiva cultural da região da Mata Norte, e o público por poder ter acesso a tudo isso.

Cada vez mais ganha espaço na programação do evento as ações de formação cidadã e de debate, aliadas a uma programação musical que envolve muitos jovens da Mata Norte, considerado um público especial para o Tipoia: “Desses anos para cá a gente vem percebendo uma grande movimentação  na cidade. O Tipoia levanta a bandeira de um olhar muito interessante para a juventude da Mata Norte. É resultado de uma necessidade por liberdade que muitos jovens da Mata Norte ainda não têm. Eu acho que um festival como o Tipoia merece muito é respeito, por ele eu dou até o que eu não posso dar, é um movimento cultural de resistência”, destaca o Produtor Geral do Tipoia Festival, Sidclei Marcelino.

A programação musical e outros detalhes podem ser conferidos no site: www.tipoiafestival.com.br e na página do evento no Facebook: www.facebook.com/tipoiafestival

Serviço:
15ª Edição do Tipoia Festival
De 17 a 23 de novembro de 2014
Shows: 21 a 23 de novembro de 2014.
Centro de Tracunhaém, Mata Norte de Pernambuco, a 60km do Recife
Aberto ao público

Nenhum comentário:

Postar um comentário