segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Coluna Empregue-se: Dicas para se dar bem na entrevista de emprego


http://www.blogdofelipeandrade.com.br/2016/02/coluna-empregue-se-dicas-para-se-dar.html




Olá, amigo(a)! Começo minha primeira coluna Empregue-se abordando um assunto muito importante na hora de você conseguir o seu tão sonhado emprego: A ENTREVISTA.

Tenha em mente que o momento da entrevista de emprego é crucial para alcançar a vaga desejada. Neste momento, todo candidato é minuciosamente avaliado e todos os seus comportamentos contarão para o sucesso ou não na almejada oportunidade profissional.

Através de minha experiência percebi que muita gente vai para uma entrevista de emprego sem o preparo necessário. Dessa forma a ansiedade e o nervosismo, característicos nesta situação, acabam muito ressaltados e prejudicam o candidato.

Para que você vá mais seguro para uma entrevista de emprego eu selecionei uma lista de dicas simples, mas que farão você se sentir mais confortável. Confira:

1. Analise a proposta da vaga: ao receber uma proposta de emprego você deve avaliar se ela está compatível com a sua formação/escolaridade, área de atuação profissional, localização e formas de acesso.



2. Buscar informações sobre a empresa: conhecer sobre a empresa é fundamental para uma entrevista de emprego. Antes de ir, se informe sobre a história da empresa, sua atuação e o cargo que você está concorrendo. Assim, você estará preparado para perguntas sobre o tipo de negócio do seu futuro empregador.



3. Aparência: ao conhecer sobre a empresa você poderá avaliar qual tipo de vestimenta é mais adequada. No geral, recomendamos que você se vista de maneira discreta, sóbria e impecável. O cabelo e as mãos devem estar limpos e bem cuidados. As mulheres não devem abusar na maquiagem, perfume e acessórios.



4. Pontualidade: o ideal é chegar quinze minutos antes da hora agendada. Antes de ir, pesquise as formas de acesso até a empresa e saia de casa com antecedência, pois caso aconteça imprevistos no caminho, você não correrá o risco de se atrasar.



5. Comunicação e comportamento: O objetivo do entrevistador é conhecer o candidato para poder avaliar se ele é compatível ao perfil da vaga e da empresa. Portanto, falar claramente sobre suas competências e experiências, responder com calma as perguntas feitas, não usar frases que demonstrem insegurança e imprecisão como: “eu acho (...)”, “não sei (...)”, não usar gírias e não cometer erros de português te ajudarão nesse momento. Um firme aperto de mão, o sorriso no rosto e segurança na voz são essenciais.



6. Competências profissionais: demonstrar pró-atividade, autonomia, iniciativa, vontade de aprender, segurança e motivação é essencial para esse momento. Mas, cuidado! O excesso desses comportamentos pode arruinar a entrevista de emprego.



7. Não falar mal do emprego anterior: ser sincero é importante, porém, por questões éticas, nunca fale mal do seu emprego anterior.



8. Desligue o celular: sempre desligue o celular e não se preocupe com ele nesse momento da entrevista.

Espero que tenha gostado das dicas. Toda semana a coluna Empregue-se trará um conteúdo interessante para você que está em busca de uma vaga no concorrido mercado de trabalho.

Até a próxima coluna!

Alexandre Carvalho,
Goiana no coração!

3 comentários:

  1. Gostei muito das dicas
    No futuro , seguirei os seus conselhos para tentar uma nova vaga de emprego
    Obrigada !!!

    ResponderExcluir
  2. Grande ideia e ótimas dicas.. Deixo aqui meus parabéns pela excelente iniciativa..!

    ResponderExcluir