quarta-feira, 29 de outubro de 2014

As feridas abertas da Câmara Municipal de Goiana

Por força do regimento da Casa José Pinto de Abreu, os vereadores costumam tratar uns aos outros como "vossa excelência". No entanto, os termos respeitosos durante as sessões nem sempre condizem com o tom dos discursos e, tampouco, o regimento tem a mesma força fora da Câmara. Informações de bastidores dão conta de que feridas estão abertas no relacionamento dos parlamentares.

Recentemente, na escolha para a composição de uma CPI, dois vereadores teriam elevado o tom de voz em uma áspera discussão. Até mesmo durante as sessões, o tratamento entre os vereadores tem chamado a atenção em alguns casos. O principal exemplo de desrespeito entre os parlamentares ocorreu em uma discussão entre os vereadores André Ferreira e Beto Gadelha, que foi amplamente divulgada pela imprensa e que ainda deve gerar desdobramentos, uma vez que Gadelha procurou a justiça por ter se sentido ofendido moralmente. Hoje (29), inclusive, aconteceu uma audiência de conciliação com os dois vereadores no Ministério Público. André Ferreira foi para a referida audiência acompanhado do advogado Tarcísio Chaves de Moura, um profissional conhecido por sua competência e, também, por ser um antigo oponente de Beto Gadelha em outras disputas judiciais.

Outra ferida aberta da Câmara é ainda uma especulação. E, trariam como protagonistas vereadores da base governista que estariam brigando por espaço na administração municipal. A briga por espaço é natural na política. No entanto, o vereador Bruno Salsa parece ir na contramão dessa afirmação, mas, sem abrir mão do confronto. Recentemente ele rejeitou publicamente a oferta de cargos de um articulador da Prefeitura e, com um discurso polêmico, criou a expectativa de perder a influência que possui junto ao governo. Além disso, ele gerou a insatisfação de vereadores que não gostaram de ver exposta a forma como alguns cargos são oferecidos para eles.

Nos bastidores o que não faltam são comentários sobre os relacionamentos dos parlamentares. Se as tais feridas irão cicatrizar só o tempo dirá. Enquanto isso, especulações não param de ser ventiladas.

O discreto rei da diplomacia

Se alguns vereadores apostam suas fichas nos debates de clima quente, o vereador de primeiro mandato, Laércio Mello, tem optado por uma aposta diferente. No trato com os vereadores ele é adepto de uma pacata diplomacia. Diferente de outros parlamentares, o sempre cordial vereador faz questão de dizer que se dá bem com todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário