sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Pinga-Fogo (Debate da Globo)



Ataque X comparações – Aécio Neves (PSDB) claramente optou por uma estratégia agressiva desde o início do debate. Já a candidata a reeleição Dilma Rousseff (PT) optou desde o início, também, por uma estratégia voltada para comparações entre o Brasil atual e o de 12 anos atrás.


Cavalo batizado – A parcela da plateia composta por assessores dos dois candidatos se mostrou arredia durante todo o debate. William Bonner teve até que discutir com uma pessoa da plateia durante o debate. Vaias e aplausos foram ouvidos em diversos momentos, deixando o apresentador do Jornal Nacional visivelmente contrariado.

Indecisos vivem no caos – Todos os indecisos trouxeram retratos de um Brasil caótico. Vários deles, inclusive, contaram tragédias pessoais ou de pessoas próximas a eles. O que mais me espantou foi uma profissional capacitada e que não conseguia emprego. Aconselho a indecisa eleitora morar em Goiana, cidade onde com um curso na AD Goiana você, em diversos casos, já sai empregado e que na Câmara Municipal cargos são oferecidos e publicamente rejeitados pelos vereadores.

“Meu banho, minha vida” – Ao parafrasear o colunista José Simão, Dilma promoveu o momento mais hilário de todo o debate. Ela certamente não arrancou apenas risos da plateia presente no estúdio da Globo, mas, certamente, milhões de brasileiros também riram em seus lares, ainda que a tirada tenha sido claramente ensaiada.

Dura – No primeiro bloco com a participação dos eleitores indecisos a Dilma Rousseff mostrou seu pior momento no debate, com pouca desenvoltura no trato com os eleitores. Já no segundo bloco com os eleitores indecisos, Dilma apresentou uma melhor desenvoltura, chegando até a exprimir sua satisfação com o próprio desempenho: “eu falo reto mesmo!”, bradou a petista.

Desenvolto – Aécio Neves teve nos blocos com os eleitores indecisos o contraste mais favorável para si em todo o debate. Sempre com sorrisos, tentando cativar pela simpatia e desenvoltura, o tucano ousou até com intimidades: “vou falar agora olhando nos seus olhos”, disse Aécio para uma leitora indecisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário