quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Coluna Pinga-Fogo: Os elefantes e o pé de Prefeitura

O cargo de secretário na Prefeitura de Goiana já não parece tão estável como se alardeava no início do atual governo. Durante o meu programa Comunidade em Movimento, na rádio Nova FM, recentemente cheguei a falar sobre uma ingênua piada que acaba retratando bem a corda bamba em que se sustentam os integrantes do mais alto escalão da gestão municipal. Trata-se de quando qualquer pessoa se depara com um elefante em cima de uma árvore. O fato é que ninguém jamais saberá responder como o simpático e volumoso animal foi parar lá em cima. No entanto, todos são categóricos ao afirmar que ele irá cair.

Um dos primeiros secretários a ser demitido na atual gestão chegou a dizer para quem quisesse ouvir que não adiantava o povo ou a imprensa reclamar dele. "Meus quatro anos estão garantidos", dizia tomado por uma certeza inabalável. Ledo engano de quem não imaginava que no jogo do poder o "canibalismo político" pode ser aplicado até mesmo entre os integrantes da mesma tribo. 

Segundo informações passadas para este Blog pelos vereadores Renato Sandré e Bruno Salsa, esta semana caiu mais um integrante do alto escalão da administração municipal. Bruno Lisboa, que era o responsável pela pasta da Saúde, já não faz mais parte da gestão do prefeito Fred Gadelha. Sua queda, inclusive, liga um sinal de alerta para os secretários que ainda se equilibram nos galhos da Prefeitura, uma vez que Lisboa era visto como intocável até bem pouco tempo e gozava de prestígio junto aos vereadores da base governista.

Desagradou - Alguns vereadores se mostram inconformados com a demissão de Bruno Lisboa. O vereador Bruno Salsa chegou a dizer que a queda poderia ter se dado por um motivo inusitado, o ciúmes. O bom relacionamento de Lisboa com vários vereadores, inclusive com oposicionistas, não seria visto com bons olhos pela alta cúpula do governo.

Agradou - O vereador Beto Gadelha não escondeu a satisfação ao saber da demissão do secretário de Saúde. No ano passado o parlamentar chegou a ir na rádio Nova FM para fazer denúncias sobre a forma como Bruno Lisboa foi contratado pela Prefeitura de Goiana. 

Padrinho e madrinha fortes - Segundo informações de bastidores a indicação do novo secretário de Saúde já foi feita pelo deputado estadual Ricardo Costa (PMDB) e pela secretária executiva do Ministério da Saúde, Ana Paula Sóter. 

Feriados podem voltar - Existe uma movimentação na Câmara de Vereadores para que se elabore e aprove um projeto de lei para que os dias de São Pedro e da padroeira de Goiana voltem a ser feriados municipais. A ação é vista, também, como uma forma de recado para a fábrica da Jeep após a notícia (clique aqui e lei na íntegra a matéria) de que três mil empregos no polo automotivo serão destinados para os trabalhadores do município do Paulista, na região metropolitana do Recife.

Marchantes devem assumir Matadouro de Condado - Segundo informação publicada há dois dias no site da Prefeitura de Condado, os marchantes e fateiras do município foram convidados pela gestão para se reunirem na Escola Municipal Antônio Pereira de Andrade- EMAPA, para dar início ao processo de formação de uma associação. Com o objetivo de formalizar os marchantes da cidade,  a reunião contou com a eleição da diretoria e do conselho fiscal da nova entidade que foi batizada de Associação dos Marchantes e Fateiras do Condado AMFAC.


Nenhum comentário:

Postar um comentário