segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Nova FM promoveu debate sobre crianças em situação de vulnerabilidade

A rádio Nova FM promoveu um debate sobre crianças em situação de vulnerabilidade, que foi realizado na manhã de hoje (9), durante o programa Comunidade em Movimento, apresentado pelo radialista Felipe Andrade.

O debate foi sugerido pelo presidente do Sindicato dos Bancários de Goiana, Leonardo Soares. Ele procurou a rádio para relatar que tentou sem sucesso fazer uma denúncia de uma mulher pedindo esmolas com uma criança recém-nascida, no centro de Goiana, no último sábado (7). O Conselho Tutelar do município se prontificou em atuar desde que a ação fosse acompanhada pela Polícia Militar. Como não houve auxílio policial, nada foi feito.

Além de Leonardo Soares, participaram do debate a coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) de Goiana, Antiele Martins, o presidente do Conselho Tutelar, Alesson Albuquerque, o conselheiro Tutelar, Ayrton Silva, e a vereadora Olga Sena (PCdoB), que participou por telefone.

Muitos ouvintes ligaram para a rádio para se posicionar sobre o assunto. Uma ouvinte, inclusive, disse que já conversou com algumas dessas mulheres que usam crianças de colo para pedir esmolas. Ela relatou que a maioria delas são de outras cidades como, por exemplo, Condado e Timbaúba.

A coordenadora do Creas, Antiele Martins, aconselhou os ouvintes sobre como proceder ao presenciar uma situação em que adultos utilizam crianças para pedir esmolas. "Nós nunca sabemos se o dinheiro que estamos dando vai servir realmente para comprar o leite da criança. É claro que todos nós ficamos sensibilizados ao ver uma criança indefesa nessa situação. Mas, na dúvida é melhor não dar o dinheiro e informar aos órgãos competentes", disse.

Para o presidente do Conelho Tutelar, Alesson Albuquerque, sem o apoio da Polícia Militar o trabalho dos conselheiros fica muito comprometido. "Em muitas ações nós precisamos ter o acompanhamento da Polícia Militar. Recentemente tivemos o assassinato de três conselheiros tutelares, no município de Poções. O nosso trabalho apresenta muitos riscos e sem o apoio policial fica muito difícil", ressaltou.

Após o término do debate ficou acordado entre todos os participantes que irá se buscar formas para realizar ações educativas e de fiscalização, principalmente no centro comercial da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário