terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Protesto: Cegonheiros querem transportar metade da produção da Jeep

O trânsito do Centro do Recife pode ficar congestionado com dois protestos programados para a manhã desta terça-feira (24). O primeiro, marcado para as 8h, no Cais de Santa Rita, é de cegonheiros que reivindicam trabalhar no transporte dos carros produzidos pela Fiat. O outro é de taxistas que pedem o fim da circulação de veículos de outras cidades na capital pernambucana e deve acontecer a partir das 10h, saindo da Avenida Beira Rio, na Zona Oeste, até a PCR, na Avenida Cais do Apolo.

Os cegonheiros pernambucanos, acampados próximo à fábrica da Fiat, em Goiana, na Zona da Mata, desde o dia 15 de janeiro, trarão 12 carretas para a manifestação no Centro do Recife. Segundo o vice-presidente do Sintrave-PE, uma das cinco entidades que representam a categoria, Luciano Pontes, o objetivo é sair do Cais de Santa Rita em caminhada, seguidos pelos veículos, até voltar ao local.

A reivindicação do sindicato, que tem 130 associados, é para transportar pelo menos metade da produção da Jeep, serviço que será feito pela empresa Sada. "A gente, daqui, só quer participar do que está acontecendo em Pernambuco, não quer exclusividade", afirma Pontes, que acusa a Sada de beneficiar profissionais que atuam em Betim, cidade mineira onde há uma fábrica da Fiat. "A Sada, que é uma mera prestadora de serviço, vai contra a vontade da Fiat, prefere proteger os cegonheiros de Minas Gerais. Lá em Betim não vai acabar", dispara, alegando que a multinacional demonstrou, em reunião realizada em janeiro, querer a contratação de pernambucanos.

A Sada afirmou, em nota, que serão enviados, desde Betim modelos produzidos lá e, no retorno a Minas, os mesmos veículos transportarão os Jeeps, que devem ser distribuídos nas demais cidades do Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Para a distribuição no Norte e no Nordeste mão de obra extra será contratada. Agora, serão 12 motoristas em regime CLT.

Para as outras áreas, entre técnicos e mecânicos, por exemplo, serão 420 empregos. O investimento estimado é de R$ 120 milhões. "A Sada esclarece que não existe nenhuma negociação com os supostos sindicatos dos cegonheiros e ainda ratifica que não há nenhum compromisso formal ou qualquer jurisdição que recomende a empresa a negociar as contratações de profissionais com sindicatos", disse a empresa em nota.


O sindicato que representa os cegonheiros reclama ainda que, apesar de uma audiência realizada com a Sada no dia 4 de fevereiro, não recebeu comunicados oficiais da empresa com essas informações, tendo acesso a elas pela imprensa.

Intimidação dos cegonheiros contra a Fiat ocorre desde o governo João Lyra

O protesto dos cegonheiros, nesta terça-feira, no centro do Recife, é o ápice de uma escalada. Muitos desavisados podem não saber, mas a intimidação contra a Fiat não começou agora.

No ano passado, os diretores da empresa chegaram a procurar o ex-governador João Lyra para denunciar a ação de sindicalistas profissionais, vindos de fora, que se instalaram no Estado com o objetivo de oferecer mundos e fundos aos profissionais do volante, mediante associação.

Além do governador, o grupo automobilístico procurou o então procurador-Geral do Estado, Aguinaldo Fenelon.

Na denuncia, a empresa protesta que sindiclaistas profissionais estão comercializando o negócio, prometendo o que não podem entregar.


No Espírito Santo, o mesmo expediente resultou em mortes. O que se dizia era que haveria vagas para todo mundo, mas, como não foi possível atender a todos, o presidente de uma destes sindicatos acabou sendo morto em sua própria sala de trabalho. Não dá para brincar com a vida dos outros.

Fonte: NE10 / Blog do Jamildo

Nenhum comentário:

Postar um comentário