quarta-feira, 8 de abril de 2020

Vigilância Sanitária de Goiana cobra resposta do governo estadual e cita ações no município


A diretora da Vigilância Sanitária de Goiana, Margarete Gomes, concedeu uma entrevista à rádio Goiana FM, na tarde desta quarta-feira (8/4). Na oportunidade, a mesma cobrou públicamente uma resposta da Secretaria Estadual de Saúde sobre o caso da segunda vítima fatal de covid-19, no município, que não foi transferida para Recife e ficou internada no Hospital Belarmino Correia, que é de responsabilidade do Estado.

Saiba mais:
- Covid-19: Estado não transferiu segunda vítima goianense para Recife

A diretora afirmou que o protocolo passado pelo próprio governo estadual não foi seguido pelo Hospital Belarmino Correia.

"Eu fui lá no Palácio, na reunião com o governador e o pessoal da Secretaria Estadual de Saúde. Lá nos informaram que os casos suspeitos e com sintomas graves deveriam ser transferidos para um hospital de referência, em Recife. Mas, isto não foi feito e estamos cobrando uma resposta por escrito, de forma oficial", reforçou.

Margarete ainda citou as ações que estão sendo feitas pela Vigilância Sanitária, de domingo à domingo. Dentre ela, se destacam:

- Ações de fiscalização com a equipe de profissionais da Vigilância Sanitária, na sede e nos distritos do município;
- Acompanhamento das famílias com casos confirmados de covid-19;
- Rondas com o auxílio a Polícia Militar e da Sestran;
- Participação no Comitê Municipal de Enfrentamento ao Coronavírus, com reuniões diárias;
- Notificações e interdições de estabelecimentos privados que estejam desrespeitando os decretos estaduais e municipais, referentes à pandemia ocasionada pelo coronavírus;
- Ações educativas em estabelecimentos e vias públicas, no sentido de orientar a população sobre a prevenção ao coronavírus;

Famílias estão sendo acompanhadas 

A diretora da Vigilância Sanitária de Goiana, Margarete Gomes, confirmou que o acompanhamento das famílias com casos confirmados de covid-19 está sendo feito de forma regular. Ela ainda desmentiu boatos - divulgados em redes sociais - de que existiriam familiares com sintomas da doença.

"Aproveito a oportunidade de esclarecer que todos os familiares dos dois casos confirmados que tivemos estão sendo acompanhados regularmente por nossa equipe de profissionais. Estamos orientando que fiquem em quarentena e dando o suporte necessário. Graças a Deus nenhum deles apresentou, até o presente momento, nenhum sintoma da covid-19", disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário