quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Educação: Alunos da Zona da Mata vencem torneio de robótica do SESI


http://www.blogdofelipeandrade.com.br/2015/12/educacao-alunos-da-zona-da-mata-vencem.html



A quadra esportiva do SESI Paulista, na Região Metropolitana do Recife, ficou pequena para tanta agitação e empenho dos estudantes do Ensino Básico e Profissional (Ebep), do Serviço Social da Indústria, no 1º Torneio de da Rede SESI de Pernambuco, realizado nesta primeira quinzena de dezembro.

As equipes eram divididas por grupos de alunos com idade até e maior que 16 anos, e a do Ibura foi a grande vencedora da competição, com as conquistas de melhor desempenho das provas determinadas pela comissão julgadora e torcida mais animada. No segundo lugar geral, as turmas do SESI Vasco da Gama e Araripina (maior de 16 anos). Em terceiro lugar, Escada e Vasco da Gama (até 16 anos). Ainda representando a Zona da Mata, as equipes do SESI Goiana também se destacaram. O time de alunos maiores de 16 anos ficou em segundo lugar no rendimento das missões, já o grupo de alunos até 16 anos levou o bronze por ter a melhor torcida. As turmas dos SESI Escada e Goiana disputaram com as das outras nove escolas da entidade distribuídas em todo o Estado.

O estudante Marcos Vínicius Luna, 16 anos, da equipe Áton, do Ibura, explicou que o grupo teve que se empenhar muito, já que tiveram apenas um mês para desenvolver o protótipo com as peças de Lego. “Começamos a estudar robótica em agosto e o mais legal é que o brinquedo Lego incentiva o raciocínio e tudo parece um grande jogo. Mas na verdade, estamos aprendendo a desenvolver pequenas máquinas e também a entender outras matérias como matemática, física e química, já que precisamos fazer o “robô” se mover, lançar outros objetos, etc”, explicou.

Segundo o superintendente do SESI/PE, Ernane Aguiar, as aulas e torneios de robótica despertam o interesse dos estudantes para a tecnologia e carreira industrial, seja na área de engenharia elétrica ou mecânica, como técnicos ou gestores, e principalmente cientistas, que estudem e desenvolvam novas soluções automatizadas para a indústria brasileira.

Nacional – No primeiro final de semana de dezembro, outros regionais realizaram competições para a fase regional do Torneio de Robótica FIRST LEGO League. Em 2016, Pernambuco deve participar da competição que é uma iniciativa do grupo Lego, da Dinamarca, e da organização americana FIRST (For Inspiration and Recognition of Science and Technology), realizado em mais de 80 países. No Brasil, o SESI é o organizador oficial do evento. Nessa temporada, o desafio dos estudantes foi pesquisar e apresentar propostas inovadoras para aperfeiçoar o aprendizado, dentro e fora das salas de aula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário