sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Pernambuco ganha o primeiro Centro de Software da Fiat Chrysler da América Latina


http://www.blogdofelipeandrade.com.br/2015/12/pernambuco-ganha-o-primeiro-centro-de.html



A inauguração do Centro de Software da Fiat Chrysler Automobiles (FCA), na quarta-feira (02/11), no Recife Antigo, consolida Pernambuco como um dos principais polos de geração de tecnologia automotiva mundial. A unidade, que é a primeira da montadora com esse perfil na América Latina, integra o complexo de inteligência da FCA, composto por outras três estruturas que estarão funcionando em 2016. A complexidade do projeto e as perspectivas de desenvolvimento com mais inovação e criatividade que o acompanham foram exaltadas pelo governador Paulo Câmara, que prestigiou o evento.

"Esse projeto da FCA não fica apenas na obra, não fica apenas na industria ou em fazer carros. É um projeto que pensa no futuro! E isso que é importante", afirmou o chefe do Executivo estadual, frisando que a unidade simboliza a abertura de uma porta para uma "nova história" para os pernambucanos. "Ficamos muito felizes em ver que não estamos apenas pensando no hoje. Estamos pensando em um Pernambuco para os próximos 30, 40 e 50 anos", apontou Paulo.

Atuando de forma integrada com outras unidades da fábrica italiana, o Centro de Software vai desenvolver programas que vão proporcionar maior eficiência energética, redução do consumo de combustível e da emissão de gases na atmosfera.

Além do empreendimento localizado no bairro do Recife, o complexo tecnológico da FCA em Pernambuco é formado pelas unidades Projetos, Centro de Testes Veiculares e Campo de Provas. Somadas, as estruturas vão gerar 500 empregos. Atualmente, 210 pessoas já atuam no parque, que possui um investimento total de R$ 140 milhões.

"Pernambuco, mais uma vez, entra na agenda do século XXI. A agenda da economia criativa, do conhecimento e do pensar. Esse é um centro que vai dar muito o que falar no segmento. Vamos extrair muitas coisas. Vamos ter o DNA pernambucano no futuro da industria automotiva, a partir de uma inovação que estamos apresentando hoje. Estou orgulhoso de fazer parte de um Estado, onde investir vale a pena. Um lugar onde as pessoas investem com confiança, e sabem que as coisas vão acontecer", afirmou Paulo Câmara.

QUALIDADE - Ao enfatizar a qualidade encontrada na mão de obra pernambucana, Stefan Ketter, presidente da FCA para a América Latina, afirmou que o Porto Digital foi um dos principais atrativos para a implantação do centro."No Porto Digital, já foram formadas mais de 200 startups e a receita no momento está acima de um R$ 1 bilhão por ano. Essa unidade vai ser a quarta da FCA Mundial e nós temos confiança na mão de obra local", afirmou o executivo.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Thiago Norões, a inauguração do centro representa o máximo aproveitamento do talento e da capacidade dos jovens pernambucanos. O gestor adiantou ainda que outras empresas já mostraram interesse no segmento. "As empresas que trabalham com a Fiat Chrysler, inclusive nessa área de teste, concepção e pesquisa, já estão conversando conosco. A instalação desse centro significa que nós estamos vivendo futuro da inovação ", ressaltou.

Para a implantação desse empreendimento, foram estabelecidas parcerias com oito instituições de ensino, das quais seis estão em Pernambuco: Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Universidade de Pernambuco (UPE), Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-PE) e Instituto Euvaldo Lodi (IEL-PE), além de um Programa de Residência com o C.E.S.A.R - Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife.

TALENTO - Na cerimônia, o governador Paulo Câmara foi apresentado ao jovem Saulo Vinicius, engenheiro eletrônico formado pela Universidade de Pernambuco (UPE). O recifense é um talento do Porto Digital que hoje faz parte do time da Fiat Chrysler Automobiles.

Em sua fala, Saulo destacou que a presença da montadora italiana no bairro do Recife vai ser bastante proveitosa para os jovens pernambucanos. "Quando a Fiat escolheu o Porto Digital para implantar o Centro de Software, fiquei muito orgulhoso. Isso porque essa é uma área onde os jovens se sentem muito bem em trabalhar e acontece muita efervescência no campo da inovação", comentou.

Para o prefeito do Recife, Geraldo Julio, o empreendimento vai reforçar o parque tecnológico local. "A FCA vem fortalecer o nosso parque tecnológico. O Recife hoje é uma cidade que sonha em vender inteligência. Essa é a vocação do Recife. O talento da cultura se transformou no talento da economia criativa e da inovação", argumentou o gestor

Nenhum comentário:

Postar um comentário