quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Polícia Federal deflagra operação para prender organização criminosa na Hemobrás


http://www.blogdofelipeandrade.com.br/2015/12/policia-federal-deflagra-operacao-para.html
A Polícia Federal em Pernambuco deflagrou na manhã desta quarta-feira, dia 09, após um ano de investigações, a Operação Pulso com o objetivo de reprimir a atuação de uma organização criminosa especializada em direcionar licitações e desviar recursos públicos da Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia – HEMOBRAS.
 
A HEMOBRAS tem a missão de alcançar autonomia tecnológica na produção de medicamentos derivados do sangue necessários para abastecimento de pacientes da rede pública de saúde brasileira. Durante a operação percebeu-se que inúmeras amostras de sangue coletado que deveria ser transformado em medicamentos contra a hemofilia e outras doenças deixaram de ser fabricados em virtude de ter sido armazenado de forma inadequada tornando-se inapropriado para a produção dos medicamentos.

Estão sendo cumpridos nos Estados de Pernambuco, Piauí, Paraíba, Minas Gerais e São Paulo 28 mandados de busca e apreensão, além de 29 oitivas mediante intimações e 2 mandados de prisão temporária, expedidos contra empresários com atuação na empresa pública, inclusive, um lobista com atuação em Pernambuco, Piauí e exterior. Foi autorizado ainda o afastamento de 3 integrantes da HEMOBRAS, sendo 2  membros da Diretoria.

No total, foram mobilizados 170 policiais para cumprir as medidas previstas nesta fase, que recai sobre ilícitos em diversas licitações e contratos de logística de plasma e hemoderivados, bem como na própria obra de construção da fábrica em Goiana, na Mata Norte de Pernambuco.

Os delitos, por ora, investigados são os previstos no art. 312 do CP (peculato), arts. 317 e 333 (corrupção passiva e ativa), no art. 90 da Lei nº 8.666/93 (Lei de Licitações), no art. 22 da Lei nº 7.492/86 (evasão de divisas), no art. 1º da Lei nº 9.613/98 (Lavagem de Dinheiro) e no art. 2º da Lei nº 12.850/13 (organização criminosa), com penas de detenção e reclusão que variam de 1 (um) a 12 (doze) anos.

Coletiva de imprensa será concedida às 14h no auditório da Sede da Polícia Federal que fica localizado no Recife Antigo.

Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário