segunda-feira, 23 de março de 2015

Coluna Pinga-Fogo: Oposição tem atuação de destaque na Câmara

A Câmara de Vereadores de Goiana tem vivido dias bastante agitados. E, de forma habilidosa, a bancada oposicionista tem atraído muitos os holofotes para o seu "caminhão" de denúncias e críticas referentes a gestão municipal. 

Para não me alongar demasiadamente, destaco como exemplos nesta coluna apenas dois vereadores que conseguem alinhar bem seus discursos na Casa José Pinto de Abreu com as vozes descontentes das ruas. O primeiro é Zilde Barbosa, dono de uma retórica ácida e engenhosa, capaz de deixá-lo muitas vezes imune a ataques da base governista, uma vez que os vereadores que apoiam Fred Gadelha quase nunca avançam para um debate mais acirrado com o mesmo. A segunda é Olga Sena, que tem um discurso voltado mais para o lado das emoções, sempre buscando sensibilizar a gestão municipal e vereadores governistas com relatos dramáticos da realidade vivenciada por muitos goianenses que buscam e não encontram o auxílio do poder público.

Já a base governista parece pouco inspirada na elaboração de uma defesa do atual governo. São poucos e tímidos os discursos elogiosos. Em determinados momentos, alguns governistas chegam a atacar a gestão devido as circunstâncias do jogo político. Ou seja, praticam deliberadamente o chamado "fogo amigo".  

Apesar de muitos lançarem suas profecias ao vento e em redes sociais, ninguém possui uma bola de cristal para saber como estará o tabuleiro político em 2016. Se oposição ou situação estão trilhando corretamente seus caminhos, só mesmo o tempo e o povo poderão dizer. Mas, se existe ao menos uma única certeza a partir de agora, é a de que todos buscarão os holofotes, sem exceções.


"Candidato de fora" - Fica cada vez mais claro que poderemos ter um chamado "candidato de fora" disputando a Prefeitura de Goiana em 2016. Com a confirmação de Aluísio Lessa (que no passado recente já ensaiou entrar na disputa local) na presidência do PSB de Goiana, fica claro que o partido que há mais de oito anos comanda os rumos de Pernambuco quer fincar posição no município da Fiat/Jeep.

Juca é 65 - O empresário Juca Viana é o novo presidente municipal do PCdoB, partido que ficou marcado nos últimos anos pela figura emblemática do ex-prefeito Henrique Fenelon, que está se desvinculando da legenda. Segundo fontes próximas a Juca Viana, a intenção é dar ares de renovação total ao partido.

Henrique é 10? - Henrique Fenelon anda inquieto. O ex-prefeito é visto constantemente em longas caminhadas pelas ruas de Goiana. O político parece ver em cada esquina uma oportunidade para conversar com a população. E ele tem conversado bastante. Em todos os seus bate-papos, Fenelon garante que "agora é 10", em uma clara referência ao número do partido em que estaria em processo de filiação, o PRB.

Soltando notas e farpas - Hoje (23), a Prefeitura de Goiana divulgou duas notas em que deixa claro dois graves problemas do governo estadual no município. A primeira foi divulgada ainda pela manhã, no programa Comunidade em Movimento, da Rádio Nova FM, em resposta a reclamação de uma ouvinte sobre a falta de medicamentos para pressão. A Prefeitura deixou claro que governo estadual não vem repassando a medicação. Já a segunda nota foi divulgada durante a tarde, através do perfil oficial da Prefeitura no Facebook. Confira: "Enquanto o DER-PE, órgão responsável pela manutenção das estradas estaduais em Pernambuco não inicia as obras de recuperação da PE 62, a Prefeitura de Goiana está realizando medidas paliativas para amenizar o problema de mobilidade gerado devido à falta de manutenção da via, o que ocasiona acidentes e avarias nos veículos, principalmente no período de chuva."

Nenhum comentário:

Postar um comentário