sábado, 14 de março de 2015

Hoje (14), Espetáculo Mundo ao Redor finaliza turnê nacional em Goiana

A coreógrafa Adriana Carneiro, finaliza sua turnê, com o espetáculo de dança contemporânea que trabalha interação de imagens em tempo real. Hoje é o último dia da temporada de Goiana
                          
O espetáculo de dança Mundo ao Redor, de Adriana Carneiro, faz temporada, em Goiana através do Edital do Funcultura Independente.  O solo trabalha a aceitação do corpo como parte integrante de um sistema que abriga pessoas, corpos, coisas e vem fazendo turnê nacional através do Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna de 2013, com o qual foi contemplado. Sua temporada regional por Pernambuco, que já passou por Recife e Surubim, continua em Goiana. Hoje, às 20h, o espetáculo fica em cartaz no teatro do Centro Cultural Historiador Antônio Corrêa de Oliveira, que fica na Rua do Arrame, s/n. A entrada é gratuita e os ingressos estarão disponíveis, no local, a partir das 18h30.

Mundo ao redor é construído com fusão de linguagens que envolvem fluxos de movimentos, palavras, projeção e interação de imagens. Adriana Carneiro, idealizadora, intérprete e coreógrafa do espetáculo, trabalha em um tom intimista as expressões corporais. “Nós trazemos imagens do cotidiano, em Recife, como mote para pensar o corpo transeunte, o corpo a corpo, o corpo sistema, o sistema que agrega corpos e se move em uma constante leva, às vezes circular, às vezes linear e, assim, cria a dança do indivíduo”, explica ela.

O solo é, ainda, realizado com áudio descrição (para pessoas com deficiência visual) produzido por Alves Produções. Em 2015, já fez temporadas em Surubim, Tocantins e Goiás.

Mundo ao Redor – foi concebido em 2011 com uma ideia base na Teoria de Unwelt – palavra alemã que significa ambiente. A Teoria indica que a mente e o mundo são inseparáveis, por que é a mente que interpreta o mundo, segundo o biocemioticista Jacob Von Uexkül. “A partir desta perspectiva, observando o corpo ligado a este raciocínio, denominei-o corpo pensante, também criador do seu próprio Umwelt. Subjetivamente, este Umwelt é também uma parte do Recife, é uma parte do criador intérprete e de todos em sua volta, mas pode ser em qualquer outro lugar no mundo e também, a partir da relação em que o homem faz da sua própria consciência e percepções diversas, advindas do seu próprio entorno”, explica Adriana Carneiro. O espetáculo estreou em 2012, na Casa Mecane, em Recife, e foi premiado em 2009 com o Fomento às Artes Cênicas, através do SIC Municipal e Secretaria de Cultura da Cidade do Recife. É um produto conceitual, com trinta minutos de duração, criado também com este propósito de interagir com a sociedade através das artes.  Comunica-se pela versatilidade que a temática oferece com interação midiática de software livre, e a dança em tempo real. A obra, já foi apresentada ao público em circulação nacional em parceria com o SESC-GO e SESC-TO, bem como em Manaus, no Mova-se Festival de Dança de Manaus, e em Goiânia, na Mostra de Dança Manga de Vento que ocorreu no Teatro Centro Cultural da UFG (Universidade Federal de Goiás).

Serviço:
O quê: Espetáculo de dança Mundo ao redor
Quando: 14 de março, às 20h
Onde: Teatro do Centro Cultural Historiador Antônio Corrêa de Oliveira, que fica no Centro Educacional Sesc Ler Goiana, Rua do Arame, s/nº
Entrada: Gratuita
Categoria: Livre

Outras informações:
Clara Albuquerque (assessoria de imprensa)

(81) 9631.0592

Nenhum comentário:

Postar um comentário