quarta-feira, 25 de março de 2015

Goiana: Restauração da Igreja da Misericórdia deve ser retomada

Foto: Felipe Andrade
O líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), anunciou que o Ministério da Cultura deverá retomar, nas próximas semanas, a liberação de recursos para as obras de restauração da Igreja da Misericórdia, em Goiana, Mata Norte do Estado. O projeto está paralisado desde que o Ministério Público Federal recebeu denúncia de que a verba da primeira parcela do convênio, firmado via Lei Rouanet, havia sido aplicada de maneira irregular.

De acordo com a presidenta do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Jurema de Sousa Machado, com quem Humberto esteve reunido na tarde dessa terça-feira (24), o órgão foi incumbido pelo Ministério da Cultura de verificar a correta aplicação dos recursos destinados às obras.

Após trabalho de vistoria no local, os técnicos do Iphan concluíram que a recuperação da igreja foi feita nos moldes previstos no convênio. Os funcionários elaboraram, então, um relatório em que citam a conclusão de várias partes já finalizadas, como a instalação da cobertura do local, a renovação da fiação e das luminárias e a realização da barreira química de cupins no solo em torno do edifício.

Foto: Felipe Andrade
“Com base nesse relatório, com a descrição dos trabalhos feitos pelo Iphan, incluindo fotos do local, a presidenta da instituição encaminhou ao Ministério da Cultura a documentação, que poderá possibilitar a retomada das atividades. Do ponto de vista técnico, o instituto entende que está tudo conforme o objetivo conveniado”, explicou o senador.

As obras são realizadas com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), dentro do programa da Lei Rouanet, cujos valores estão orçados em mais de R$ 1 milhão.


A Igreja da Santa Casa de Misericórdia, erguida em homenagem a Nossa Senhora dos Milagres, é um monumento da primeira metade do século XVIII, tombado como patrimônio histórico em 1938 pelo Iphan. A obra de recuperação, demanda do município, é aguardada pelos moradores de Goiana.

Com informações da assessoria do senador Humberto Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário