quarta-feira, 7 de junho de 2017

Leptospirose avança em Pernambuco

http://www.blogdofelipeandrade.com.br/2017/06/leptospirose-avanca-em-pernambuco.html

Em uma semana, os casos suspeitos de leptospirose no Estado subiram 15,5%. O número de mortes também subiu de um para três. A primeira foi em Igarassu e as duas últimas no bairro de Ouro Preto, Olinda. Entre os dias 28 de maio e 3 de junho foram registradas 126 notificações da doença, que é provocada pela urina de ratos infectados, contra 109 na semana anterior.

Autoridades em saúde apontam que a alta é sazonal, já que a enfermidade está ligada à estação chuvosa. Contudo, o Estado alerta que uma possível explosão de casos, principalmente, nas áreas de enchentes é uma ameaça real, visto que muitas pessoas tiveram contato com as águas de inundações e lixo.

Os primeiros sintomas surgem entre sete a 14 dias após a contaminação, o que reforça a possibilidade de surtos pós-enchentes. Para evitar o contágio é necessário o uso de equipamentos de proteção, como botas.

Na falta de botas, é recomendado usar sapato fechado e amarrar saco plástico nas pernas. Em caso de contato com água suspeita, é preciso lavar a parte atingida com água e sabão e eliminar qualquer alimento que tenha sido molhado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário