quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Alunos de curso pioneiro do Senac realizam mostra de arte no Sesc Ler Goiana

O Museu de Arte Sacra Escritor Maximiano Campos, no Sesc Ler Goiana, recebe, nos dias 17 e 18/12, uma mostra especial. Os 14 alunos do curso de Assistente de Restauração e Conservação de Bens Culturais, oferecido pelo Senac em parceria com o Sesc, irão expor diversas peças produzidas e restauradas por eles próprios.

Além de peças de seus acervos pessoais, os artesãos da região de Goiana selecionados para o curso irão apresentar o trabalho de restauração do acervo pertencente ao Museu. Entre as obras, poderão ser vistas pinturas, imagens sacras e populares, além de mobiliários de época.

A exposição será lançada no dia 17/12, último dia letivo do curso, das 15h às 17h, para convidados, com a presença do presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac e curador da mostra, Josias Albuquerque. Ao final, será oferecido um chá da tarde, com menu promovido pelos alunos do curso de Salgadeiro e de Auxiliar de Cozinha, ambos do Senac.

Já no dia 18/12, a exposição será aberta ao público, das 8h às 17h, com entrada franca. A organização do evento será realizada pelos alunos do curso de Organizador de Eventos, também da instituição.

Esta é a primeira turma do curso de Assistente de Restauração e Conservação de Bens Culturais do Senac no país, oferecido de forma gratuita. A instituição sabe que o mercado de trabalho necessita de profissionais qualificados e que esta é uma área carente de mão de obra.

É um curso que valoriza a atividade do restaurador, cujo trabalho atrai interesse de colecionadores e apaixonados por arte em todo o mundo. Os alunos se formam com competências para auxiliar na elaboração e execução dos projetos de restauração e conservação, através do reconhecimento do valor histórico de uma obra, garantindo suas características originais conservadas durante décadas ou séculos.

É um profissional que pode atuar em instituições públicas ou privadas, museus, igrejas, galerias de arte, em obras do acervo urbano-arquitetônico edificado na cidade, entre outros espaços culturais.


As aulas foram ministradas e supervisionadas pelos instrutores Tutcha Marry de Oliveira de Andrade Santos e Ivan José Gonçalves, ambos com formação em nível de mestrado nas áreas de História da Arte e Restauração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário