quarta-feira, 30 de março de 2016

Sábado é dia de vacinar cães e gatos contra raiva em Pernambuco

http://www.blogdofelipeandrade.com.br/2016/03/sabado-e-dia-de-vacinar-caes-e-gatos.html

Este sábado (2 de abril) é dia de vacinar cães e gatos contra a raiva em Pernambuco. A informação foi confirmada pela Secretaria de Saúde do Estado, que irá divulgar os detalhes da campanha nesta terça-feira (29), como número de postos espalhados nas cidades. Ao todo, cerca de 1,2 milhão de animais de estimação deve receber a dose antirrábica.

Tradicionalmente, a imunização de cães e gatos contra raiva é realizada entre os meses de outubro e novembro, mas como não houve campanha em 2015, a mesma será realizada neste sábado. No ano passado, inclusive, a ação não foi realizada porque o Ministério da Saúde não enviou as doses para determinados estados, como foi o caso de Pernambuco.

Na época, o Governo Federal defendeu, em nota, que “a distribuição das vacinas obedece a critérios de avaliação de risco epidemiológico, ou seja, casos notificados de raiva humana e raiva canina, áreas de difícil acesso na região amazônica e áreas de fronteiras com a Bolívia e Paraguai” e que Pernambuco não se enquadrou nesse perfil.

A raiva é uma doença infecciosa aguda causada por um vírus que acomete mamíferos, inclusive o homem, e é transmitida principalmente por meio da mordida de animais infectados. Atualmente, o Brasil encontra-se próximo à eliminação da doença causada por vírus canino da Variante 2.
 
Fonte: NE10

Nenhum comentário:

Postar um comentário