segunda-feira, 7 de março de 2016

Tocha Olímpica passará por Goiana e outros 14 municípios pernambucanos


http://www.blogdofelipeandrade.com.br/2016/03/tocha-olimpica-passara-por-goiana-e.html



Para afinar os detalhes da cerimônia de Revezamento da Tocha Olímpica no Estado, o governador Paulo Câmara recebeu, na manhã desta segunda-feira (07.03), o ministro dos Esportes, George Hilton,  na sede do Executivo estadual, no Recife. No encontro, foi apresentado o percurso da chama em Pernambuco, roteiro que incluirá 15 municípios do Sertão, Agreste e Região Metropolitana do Recife (RMR), além do Arquipélago de Fernando de Noronha. A solenidade será mais uma oportunidade para mostrar ao mundo o talento do atleta local. O gestor estadual destacou a capacidade aglutinadora do esporte e a importância dos Jogos Olímpicos para o Estado.  

"É muito importante para Pernambuco está inserido no ano Olímpico. Sabemos a importância da prática esportiva na formação dos nossos jovens, pois traz oportunidades para vencer os desafios. Eu, como governador, busco sempre levar as modalidades esportivas para o ambiente escolar e onde mais podemos inseri-lo. É uma forma também de evitar que a juventude se envolva com drogas e outras coisas que não fazem bem", afirmou Paulo. "E os Jogos Olímpicos buscam aglutinar e fazer com que os jovens tenham, nas atividades esportivas, a expectativa de disputar uma Olimpíada, assim como muitos pernambucanos já tiveram", completou.

De acordo com o Comitê Organizador do Jogos, a chama irá percorrer 329 cidades brasileiras em 95 dias, alcançando 90% da população. Ao todo, serão 20 mil quilômetros percorridos, 10 mil milhas aéreas e 12 mil condutores. No Estado, a primeira cidade a receber a tocha será Petrolina, no dia 26 de maio. Na sequência, a chama passa por Lagoa Grande, Santa Maria, Orocó, Cabrobó. Garanhuns, Lajedo, Caruaru, Gravatá, Jaboatão dos Guararapes, Recife, Ipojuca, Olinda, Igarassu, Goiana, Fernando de Noronha completam o roteiro. Do arquipélago, a tocha segue para o Rio Grande do Norte.

Para o ministro George Hilton, a passagem da Tocha Olímpica pelos Estados significa a nacionalização do evento, que será realizado, em agosto, no Rio de Janeiro. "A chama é um símbolo de unidade e de paz. O evento acontece no Rio, mas o legado será do País. A passagem da tocha pelos municípios faz com que, naquele dia, o evento deixe de ser do Rio e seja do Brasil", assegurou Hilton, pontuando que diversos centros esportivos foram requalificados para os Jogos. 

A capital pernambucana foi escolhida para ser uma cidade-celebração. Então, está sendo planejada uma cerimônia para acender a pira olímpica e uma festa da cultura popular na chegada da comitiva ao Marco Zero recifense. A escolha se deu devido à relevância da cidade para o turismo e a economia do Nordeste. A ideia é envolver a população no evento, que também divulgará mundialmente a cultura. Ao todo, serão 175 pessoas participando do revezamento. O percurso será de 36 km e cada participante percorrerá 200 metros com a tocha (a uma média de corrida de 20 km por hora).

Pernambuco tem seis atletas com participação confirmada na maior celebração esportiva: Yane Marques, pelo Pentatlo; Joanna Maranhão e Etiene Medeiros, pela Natação; Keila Costa, pelo Salto; Cisiane Dutra e Érica Sena, pela Marcha Atlética. Além desses, a pernambucana Jenifer dos Santos  já garantiu participação nos Jogos Paralímpicos. E ainda há esperança para dezenas de atletas.

Participaram da reunião no Salão das Bandeiras o vice-governador do Estado, Raul Henry; o vice-prefeito da cidade do Recife, Luciano Siqueira; o secretário de Assuntos Federativos da Presidência, Olmo Xavier; o diretor executivo do Comitê Organizador do Rio 2016, o general Marco Aurélio; os secretários Felipe Carreras (Turismo) e Alessandro Carvalho (Defesa Social); além dos deputados federais Tadeu Alencar, Fernando Monteiro e Pastor Eurico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário