quarta-feira, 31 de maio de 2017

Coluna Pinga-Fogo: Rabicó é "blindado" por vereadores e CPI não vai prosperar


A Procuradoria da Prefeitura de Goiana surpreendeu a todos quando apresentou, no dia 25 de maio, um requerimento para a Câmara Municipal pedindo a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) contra o vereador André Rabicó (PR), líder da bancada de oposição.

Segundo informações apuradas pelo Blog do Felipe Andrade, Rabicó está "blindado" por seus pares. Ele tem recebido, inclusive, apoio dos vereadores que fazem parte da base governista e já não existe qualquer possibilidade de ser instaurada uma CPI contra o mesmo.

O próprio presidente do Poder Legislativo Municipal, o vereador Carlos Viégas Júnior (PSB), descartou publicamente a possibilidade de ser instaurada uma CPI contra Rabicó. Carlinhos, como é popularmente conhecido, afirmou que sua negativa ao requerimento da Prefeitura tem como base um posicionamento prévio do assessor jurídico da Casa José Pinto de Abreu, o advogado Paulo Balinha.

De acordo com notícia divulgada no site da Prefeitura, o motivo para a abertura de uma CPI contra o vereador Rabicó foi a verificação de uma Permissão e Concessão de Serviço Público de Transporte de Passageiro concedida pelo Município de Goiana, no dia 7 de novembro de 2008, ao referido parlamentar, e tem como base a vedação de qualquer vereador de mandato de realizar ou manter permissão ou concessão pública. Tais vedações são encontradas nos artigos 40 e 41 da Lei Orgânica do Município de Goiana.

Até ex-prefeito especula sobre próximo passo - Após o pedido de CPI ser oficialmente negado pela Câmara, muitos já especulam qual seria o próximo passo da Procuradoria da Prefeitura de Goiana. A dúvida é se irão dar prosseguimento ou deixar a história "morrer". Em conversa informal com este blogueiro, um ex-prefeito da cidade de Goiana afirmou acreditar que o próximo passo será o encaminhamento da denúncia para a Justiça. Façam suas apostas!

Fogo contra Fogo - O vereador Renato Sandré (PSDB) saiu em defesa do seu líder de bancada. Em sessão realizada na última terça-feira (30/5), o tucano chegou a dizer que a Câmara poderia abrir, sim, uma CPI, mas contra a atual gestão municipal.

Você não gosta de mim? A Fiepe gosta - Após uma "tentativa" de se criar polêmica sobre o sucesso da Ação Global, em Goiana, coube, até de maneira involuntária, ao presidente da Federação das Indústrias de Pernambuco (Fiepe), Ricardo Essinger, encerrar as críticas que a oposição vinha fazendo. Ao atribuir a Prefeitura de Goiana "boa parte do sucesso" do evento que ofertou mais de 20 mil atendimentos para a população, o presidente da Fiepe calou os críticos.

Condado dá exemplo - O governo municipal de Condado está recolhendo doações de roupas e alimentos não perecíveis para as vítimas das fortes chuvas que estão caindo em todo o Estado de Pernambuco. O local para arrecadação de donativos é a Sede das Coordenadorias da Mulher e da Juventude (próximo a Igreja Matriz). Para mais informações, clique aqui.

Caaporã em dia e nada mais - O prefeito de Caaporã, Kiko Monteiro, tem destacado que a sua gestão está em dia com os servidores e aposentados, através de publicações no seu perfil oficial no Facebook. É basicamente a história do copo pela metade. Alguns dirão que está meio vazio, enquanto outros dirão que está meio cheio. O fato é que diante da crise econômica e política poucos prefeitos estão conseguindo ressaltar algo além do que pagamentos em dia.

Oposição comemora e depois perde na Justiça - O pleno do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) negou, na terça-feira (29/5), o recurso contra a expedição de diploma do prefeito de Alhandra, Renato Mendes (DEM), impetrado pela coligação “A força do Trabalho” em 2016, encabeçada pelo ex-prefeito Marcelo Rodrigues (PMDB). Na última sexta-feira (26), a oposição realizou até carreata após a cassação de uma liminar pelo Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) espalhando boatos que Renato Mendes deixaria o cargo. Como dizem os mais novos, "deu ruim" para a oposição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário