sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Governador empossa 98 gestores e enaltece modelo de gestão de Pernambuco

Reforçar o monitoramento das metas prioritárias e a administração do orçamento do Estado. Essas são algumas das atividades a serem desempenhadas pelos 98 novos gestores governamentais, que foram empossados, nesta sexta-feira (9), pelo governador Paulo Câmara, em solenidade realizada no auditório do Banco Central. Nomeado em dezembro de 2014, o grupo foi aprovado em concurso da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), em 2010, com 220 vagas. Ao discursar para os servidores, familiares e secretários estaduais, o chefe do Executivo destacou a importância do modelo de gestão construído em Pernambuco no Governo de Eduardo Campos.

"Não foi fácil fazer um modelo de gestão como funciona hoje, que faça as coisas acontecerem. O que é que a população espera de nós, o que é que esses últimos 20 anos mostraram da população brasileira? Mostraram que o Estado tem que ser fortalecido, que o Estado não tem que ser diminuído. O Estado tem que funcionar, principalmente, para aqueles que mais precisam. E é esse conceito do nosso modelo de gestão. Um Estado que funcione, um Estado que arrecade sem aumentar imposto, que tenha despesas controladas, aplicadas naquilo que é importante, cortando aquilo que pode cortar e ampliando onde tem que ampliar. Um Estado que tenha estratégia, visão de futuro, que não pense só no imediato", argumentou Paulo Câmara.

Em seguida, o governador ressaltou que, para o modelo funcionar, as instituições precisavam estar fortalecidas. "Naquele momento ficava muito claro que esse modelo de gestão só iria funcionar se tivéssemos as instituições fortalecidas, com pessoas comprometidas, pensando diferente. Que pensassem em um Estado que planeja, executa, que ouve, que tem a humildade de reconhecer erros e fazer as correções”, pontuou Câmara.

Com a chegada dos novos profissionais, a Seplag poderá conduzir com maior eficiência as diversas tarefas inerentes ao modelo Todos por Pernambuco e ao Sistema de Planejamento. Inicialmente, a carreira do gestor governamental era denominada de analista de Planejamento, Orçamento e Gestão. Hoje, esses profissionais são responsáveis por importantes processos de trabalho, atuando na implantação de melhorias no modelo de gestão e na implementação da gestão por resultados em áreas específicas.

Secretário de Planejamento e servidor público de carreira do Tribunal de Conta do Estado, Danilo Cabral convocou os novos servidores ao “estado do fazer” e salientou que a nomeação dos gestores é um ato de valorização do serviço público. “É a rearfimação daquilo que a gente entende que deve ser o Estado; que é Estado de entregar às pessoas aquilo que é de direito do cidadão. Quando a gente faz a contraprestação do serviço público através dos diversos entes da federação, nós estamos devolvendo ao cidadão aquilo que, a duras penas, eles têm direito a adquirir através do pagamento de impostos”, arrematou.

Formada em psicologia com pós-graduação em Gestão de Desenvolvimento Humano e Organizacional, Louise de Lavour, 34 anos, relembrou a longa trajetória percorrida até a aprovação no certame e posse nesta manhã. “Foi um concurso difícil, tiveram questões abertas e discursivas, que é uma novidade para os concurseiros. Além  do curso de formação, que era eliminatório. Então, estou muito feliz por estar hoje aqui”, disse, com um largo sorriso.

Ao lembrar sua posse, há exatos 20 anos, como auditor do Tribunal Tribunal de Contas do Estado (TCE), o governador convocou os novos gestores a contribuir para melhoria de Pernambuco trabalhando com “empenho” e “colaboração”. “Cheguem com esse intuito e vontade: de servir ao povo. E vocês verão que é uma tarefa muito desafiadora, mas muito gratificante. Gratificante porque nós vemos nas ruas o reconhecimento da população. Peço, apenas, uma coisa a vocês: tratem bem as pessoas, o público, seus colegas. Sirvam como vocês gostariam de ser servidos se precisassem de algum atendimento do Estado; porque é isso que a população espera da gente. Um tratamento digno, profissionalismo, determinação, e, acima de tudo, vontade de servir a Pernambuco”, conclamou Paulo Câmara, ao afirmar que os gestores terão um governador que quer “construir junto com vocês um Estado melhor para se viver, que funcione e chegue a todos." 

CALENDÁRIO - Os novos analistas entram em efetivo exercício  na próxima terça-feira (13), com uma rotina de capacitação. Na primeira semana, fazem curso de ambientação para conhecer o funcionamento da Seplag, os processos internos de cada área e o papel de um analista de Planejamento, Orçamento e Gestão. Já nos dias 21 e 22, os novos servidores passam por uma  entrevista com os secretários-executivos da Seplag, para que o perfil de cada um seja conhecido. A última etapa, que segue até o dia 5 de fevereiro, consiste em treinamento técnico gerencial, que inclui a apresentação do modelo de gestão do Governo, culminando na distribuição de todos os profissionais na secretarias estaduais até o dia 19 de fevereiro.

BALANÇO - O Estado contabiliza conta, hoje, com 102 analistas. Desse total, 67 estão na Seplag, nas áreas administrativa, de monitoramento, gestão, financeira e de orçamento. Outros 35 estão nos núcleos setorias, apoiando as secretarias de Educação, Saúde e Segurança Pública no monitoramento das ações e execução do modelo de gestão. O quantitativo de analistas que compõe o quadro de servidores do governo foi definido por estudo específico, que dimensionou as equipes que seriam necessárias para o funcionamento do Sistema em Rede.

LINHA DO TEMPO - O primeiro concurso público para o cargo foi realizado no final de 2009. Das 220 vagas ofertadas, apenas 15 candidatos conseguiram aprovação. Em 2010, foi realizado novo certame para preenchimento das vagas em aberto, que resultou na aprovação de 205 analistas. Do total de aprovados, 100 profissionais foram nomeados em fevereiro de 2011. Uma nova convocação, com 14 aprovados, foi realizada em 2014.

Fonte: Secretaria de Imprensa de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário