sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Teatro: A Mandrágora faz sua estreia em Goiana

Com incentivo do Funcultura, a montagem da comédia A Mandrágora, estreia nesse fim de semana, dias 10 e 11 em duas únicas apresentações gratuitas, às 20h. A peça, adaptada por Guilherme Vasconcelos, a partir do texto original de Nicolau Maquiavel, é agora totalmente ambientada no sertão nordestino, transformando personagens clássicos em tipos comuns do nosso imaginário popular.

Encenada pelo renomado diretor Marcondes Lima, a comédia segue as diretrizes da farsa medieval, na cumplicidade entre o elenco e plateia, em situações cotidianas, criticando a própria sociedade.

A Mandrágora, trazida à cena pela Galharufas Produções, do Recife, conta a história de um jovem que se faz passar por médico para conquistar o amor de uma mulher casada, a mesma sofre por não conseguir engravidar. Com o consentimento do marido, um rico criador de bodes; do padre e da mãe da moça, o falso doutor, com ajuda de dois comparsas, receita um suspeito tratamento à base de mandrágora, uma raiz conhecida por suas propriedades afrodisíacas.

Escrita no início do século XVI, A Mandrágora, foi considerada um marco no teatro ocidental, sendo uma das primeiras peças a abordar uma trama em que a conquista amorosa é o fim que justifica todas as maquinações da personagem principal, desenvolvendo o tema da arte da manipulação e da persuasão. No entanto, a famosa expressão “os fins justificam os meios” seja mais fortemente sugerida por outra obra do escritor – O Príncipe – onde também é possível perceber com clareza a expressão da ideia.

SERVIÇO:
Teatro do Centro Cultura Historiador Antonio Corrêa de Oliveira - Sesc Ler Goiana
Dias 10 e 11 de janeiro de 2015 – 20h
80 min. Indicação: 14 anos.

Texto: Guilherme Vasconcelos, adaptado do original de Nicolau Maquiavel. Direção, cenários e figurinos: Marcondes Lima.
Iluminação: Jathiles Miranda.
Direção Musical: Samuel Lira
Produção Executiva: Taveira Junior
Elenco: Tiago Gondim, Mário Miranda, Nínive Caldas, Diógenes de Lima, Normando Roberto Santos, Auricéia Fraga, Múcio Eduardo e Thalita Gadêlha.

Produção Geral: Galharufas Produções

Nenhum comentário:

Postar um comentário